A ginástica geral no caso da Febem de Araraquara/SP: Uma análise acerca da prática pedagógica aliada aos aspectos de formação humana com adolescentes em situação de risco
Palavras-chave:
Ginástica Geral, Formação Humana, AdolescentesResumo
Este estudo versa sobre a Ginástica Geral , atividade gímnica sem vínculo competitivo, e sua concepção pedagógica no auxílio do desenvolvimento dos aspectos de formação humana de adolescentes em situação de risco. Teve como principal objetivo analisar a vivência de um projeto de Ginástica Geral com orientação pedagógica na proposta da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (FEBEM) do município de Araraquara/SP. A metodologia proposta consiste na utilização de três bases de pesquisa: a bibliográfica, a documental e a entrevista (MARCONI e LAKATOS, 1999) com o professor/coordenador do grupo de Ginástica Geral acima citado, como fonte de coleta de dados. As respostas obtidas na referida entrevista foram analisadas, subsidiando o universo do presente estudo. Como resultados, visualizamos a aplicação de um projeto de Ginástica Geral aliado ao desenvolvimento e à recuperação de valores humanos dos menores reclusos na unidade da FEBEM de Araraquara/SP, onde seus significados expressam as possíveis contribuições desta manifestação corporal na (re) inserção social e na (re) construção da personalidade de adolescentes em situação de risco, reforçando a viabilidade de desenvolvimento de projetos deste mesmo caráter em instituições sócio-educativas.
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