PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NO BRASIL: VANTAGENS E DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO

Autores/as

  • Priscila Mari dos Santos priscilamarisantos@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palabras clave:

Qualidade de Vida, Idoso, Questionários

Resumen

Este ensaio apresenta os principais instrumentos de avaliação da qualidade de vida (QV) de idosos em estudos brasileiros, identificando as vantagens e as desvantagens da aplicação de cada instrumento. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram selecionados para este ensaio os Questionários da Organização Mundial da Saúde WHOQOL-100, WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD, e o Formulário Abreviado da Avaliação de Saúde 36 (SF-36). Entre as vantagens de utilização do SF-36 destacam-se: questionário autoadministrável, genérico e de aplicação rápida. Entre as desvantagens, suas questões são voltadas para aspectos físicos e de consequências de doenças. O WHOQOL-100 tem como principal vantagem sua avaliação bastante completa e por facilitar comparações de resultados. As desvantagens incluem o tempo demasiado para aplicação. O WHOQOL-BREF também tem este último aspecto como desvantagem; porém, o tempo de aplicação é menor. Apenas o WHOQOL-OLD foi desenvolvido para avaliação da QV de idosos, sendo mais vantajoso neste aspecto.

Biografía del autor/a

Priscila Mari dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Publicado

2016-08-23

Cómo citar

Santos, P. M. dos. (2016). PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NO BRASIL: VANTAGENS E DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO. Corpoconsciência, 19(2), 25–36. Recuperado a partir de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3948