PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NO BRASIL: VANTAGENS E DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO

Autores

  • Priscila Mari dos Santos priscilamarisantos@hotmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Idoso, Questionários

Resumo

Este ensaio apresenta os principais instrumentos de avaliação da qualidade de vida (QV) de idosos em estudos brasileiros, identificando as vantagens e as desvantagens da aplicação de cada instrumento. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram selecionados para este ensaio os Questionários da Organização Mundial da Saúde WHOQOL-100, WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD, e o Formulário Abreviado da Avaliação de Saúde 36 (SF-36). Entre as vantagens de utilização do SF-36 destacam-se: questionário autoadministrável, genérico e de aplicação rápida. Entre as desvantagens, suas questões são voltadas para aspectos físicos e de consequências de doenças. O WHOQOL-100 tem como principal vantagem sua avaliação bastante completa e por facilitar comparações de resultados. As desvantagens incluem o tempo demasiado para aplicação. O WHOQOL-BREF também tem este último aspecto como desvantagem; porém, o tempo de aplicação é menor. Apenas o WHOQOL-OLD foi desenvolvido para avaliação da QV de idosos, sendo mais vantajoso neste aspecto.

Biografia do Autor

Priscila Mari dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Física no Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Publicado

2016-08-23

Como Citar

Santos, P. M. dos. (2016). PRINCIPAIS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS NO BRASIL: VANTAGENS E DESVANTAGENS NA UTILIZAÇÃO. Corpoconsciência, 19(2), 25–36. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3948