Julgamento moral: o professor de educação física desenvolve esse conceito em crianças de 0 a 6 anos?
Palabras clave:
Educação Física Escolar, Julgamento Moral, Autonomia, Crianças de 0 a 6 anosResumen
Discutir o tema moralidade implica em uma análise muito precisa das relações que o sujeito desenvolve com as outras pessoas, uma vez que, trata-se de um processo no qual a definição de regras é o limite caracterizado pela necessidade de manter o respeito como conceito fundamental. O termo moralidade se refere a convenções sociais sobre o comportamento humano certo ou errado. É sabida a importância da existência do cumprimento de normas para um bom relacionamento entre as pessoas, e é preciso que as crianças entendam as conseqüências dos atos negativos, independentemente de castigos. O objetivo do presente estudo foi detectar se o professor de Educação Física faz uso das situações - problema que vivencia em aula com os alunos para promover o desenvolvimento do juízo moral nos mesmos. Realizou-se primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre julgamento moral, desenvolvimento moral, autonomia e cooperação como proposta pedagógica. Posteriormente, realizou-se uma pesquisa de campo onde foram observadas 60 aulas de educação física infantil em três escolas diferentes. Diante dessas observações cada pesquisador preencheu um protocolo com sete questões referentes à conduta do professor em relação aos alunos. Este protocolo foi adaptado de acordo com os níveis de moralidade atribuídos por Kohlberg (1983). Detectou-se ao final do estudo, dentro desta amostra, que os docentes não forneceram estímulos adequados para desenvolver a moralidade em seus alunos, pois não existiu uma reflexão das situações- problema que aconteceram em aula. Portanto, pôde-se concluir que os professores não fizeram uso das situações- problema para promover o julgamento moral nos discentes.
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