A comparação da percepção da imagem corporal em três grupos distintos de mulheres: atletas de futebol, praticantes de academia e sedentárias
Palabras clave:
Imagem Corporal, Estética Corporal, Atividade Física, FutebolResumen
A Imagem Corporal é a representação do nosso corpo que trazemos em nossa mente, diante do convívio com outras pessoas e dos padrões sociais historicamente estabelecidos. A busca por uma Imagem Corporal perfeita tem levado muitas pessoas a procurar alternativas nocivas à saúde e até mesmo ilegais. Diante disso, essa pesquisa tem por objetivo investigar a percepção da Imagem Corporal em três grupos distintos de mulheres: atletas de futebol, praticantes de academia e sedentárias. A amostra foi constituída aleatoriamente de 150 mulheres (média de idade de 22,8 ± 6,2), sendo 50 atletas de futebol (média de idade de 20,1 ± 3,0), 50 praticantes de academia (média de idade de 24,6 ± 6,2) e 50 mulheres sedentárias (média de idade de 23,6 ±7,5). Para avaliar a insatisfação com a Imagem Corporal utilizou-se o Body Shape Questionnaire (BSQ), que mede o grau de preocupação com a estética corporal. As conclusões apontam para algumas implicações relevantes na prática pedagógica do profissional de educação física.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).