A IMPLEMENTAÇÃO DO WEB CURRÍCULO EM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA CONSTRUÇÃO DOS JOGOS INTERNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA (JIEF)
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20372Palavras-chave:
Educação Física, Formação Docente, Jogos Internos, Tecnologias Digitais, Web CurrículoResumo
O objetivo do presente artigo foi, analisar a integração do Web Currículo e o uso de tecnologias digitais no planejamento e execução dos Jogos Internos de Educação Física (JIEF) de uma instituição pública de Ensino Superior, com foco em suas implicações para a formação inicial em Educação Física. Partindo do pressuposto de que a integração crítica de tecnologias na formação docente pode auxiliar no desenvolvimento de competências para a atuação pedagógica, a utilização de artefatos digitais se mostrou articulada para promover autoria, colaboração e multimodalidade durante o evento. A metodologia, de caráter experiencial e qualitativo, baseou-se na análise da utilização de artefatos digitais como Instagram, Canva, Google Drive, WhatsApp e aplicativos de gestão esportiva, e sua utilização estratégica pelos discentes-organizadores. Os resultados demonstram que a mediação tecnológica favoreceu processos de autoria, gestão colaborativa e aprendizagem participativa, além de fomentar a criação de um ecossistema digital integrado. Conclui-se que a experiência do JIEF funcionou como um laboratório prático para o desenvolvimento da competência digital docente, oferecendo um modelo replicável de integração entre web currículo, tecnologias e Ensino Superior.
Referências
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração currículo e tecnologias de informação e comunicação: web currículo e formação de professores. 2019. Tese (Livre Docência em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2019.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação. Práxis educacional, v. 17, p. 52-80, 2021.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem fronteiras, v. 12, n. 3, 1, p. 57-82, 2012.
ALVES, Robson Medeiros. Gestão educacional e novas tecnologias digitais da informação e comunicação: atualizações necessárias disponíveis para a cultura educacional. Revista e-Curriculum, v. 12, n. 2, p. 1366-1390, 2014.
ARAÚJO, Allyson Carvalho de et al. Competências digitais, currículo e formação docente em educação física. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 43, p. 1-10, 2021.
ARAÚJO, Raí Barboza de. Integração das tecnologias digitais, o currículo escolar e a formação de professores: necessidades emergentes no cenário educacional. Cuadernos de educación y desarrollo, v. 17, n. 1, p. 1-25, 2025.
ARIOSI, Cinthia Magda Fernandes; RIBEIRO, Fabricio Augusto. Cenário das aulas de educação física escolar no contexto da pandemia covid-19 no centro-oeste paulista. Humanidades & inovação, v. 8, n. 61, p. 254-270, 2021.
BASTOS, Iraneide Targino et al. Multiletramentos e suas implicações na educação contemporânea. Foco, v. 18, n. 8, p. 1-14, 2025.
BEZERRA, Ellen Lacerda Carvalho et al. Metodologias ativas e o protagonismo discente na produção de mídias digitais no ensino superior. #Tear, v. 12, n. 2, p. 1-20, 2023.
CAMARGO, Jacqueline Pharlan et al. Conexões virtuais: a influência das redes sociais na construção colaborativa do conhecimento. Lumen et virtus, v. 16, n. 49, p. 7593-7608, 2025.
CABRERA, Marta Guerrero. Creando futuro. 2022. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Formação do Professorado de Educação Secundária Obligatória, Bacharelado, Formação Profissional, Ensino de Línguas e Ensino Desportivo). Universidade Europea de Canarias, Islas Canarias, España, 2022.
CIPRIANO, Zukleia Pereira Cabral; BATISTA-SANTOS, Dalve Oliveira. A linguagem multimodal no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Delos, v. 18, n. 66, p. 1-18, 2025.
CLAEL, Sacha et al. Uso das tecnologias da informação e comunicação nas instituições de ensino superior do brasil. Arquivos brasileiros de educação física, v. 7, p. 57-67, 2024.
FERREIRA, Cítian da Silva; SANTOS, Maria Pricila Miranda dos. Educação e os recursos tecnológicos como ferramenta facilitadora no processo de ensino-aprendizagem no ensino fundamental. Revista ibero-americana de humanidades, ciências e educação, v. 11, n. 2, p. 1801-1822, 2025.
HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine. Interações crítico-dialéticas com as tecnologias na educação. Revista ibero-americana de estudos em educação, v. 15, n. p. 266-288, 2020.
KOLB, David A. Experiential Learning: experience as the source of learning and development. [S.l]: FT Press, 2014.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling; MUNGIOLI, Maria Cristina Palma; RAMOS, Daniela Osvald. A permanente mudança no ecossistema midiático: continuidades e transformações. Revista latinoamericana de ciencias de la comunicación, v. 17, n. 31, p. 1-8, 2020.
MAGNAGO, Walaci et al. Superando barreiras: a tecnologia e a realidade das escolas públicas. Revista contemporânea, [s. l.], v. 4, n. 9, p. 1-20, 2024.
MARTINS, Rodrigo da Silva; RANGEL, Ingrid Ribeiro da Gama. A adoção de tecnologias digitais em aulas de educação física no ensino médio: uma revisão sistematizada da literatura. Revista tecnologia e sociedade, v. 18, n. 51, p. 286-300, 2022.
MELLO, George Leal Schafflor et al. Aplicación whatsapp como apoyo educativo al aprendizaje en la educación superior. Quaderns de psicologia, v. 27, n. 1, p. 1-30, 2025.
FERREIRA, Fernanda Josirene de Melo; COSTA, Cleide Jane de Sá Araújo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A autoria discente na cultura digital. Linguagens, educação e sociedade, v. 24, n. 43, p. 491-515, 2019.
MENDONÇA, Luciana. Letramento digital: construção de e-books educativos por estudantes do curso de pedagogia na modalidade de ensino a distância. Educação sem distância v. 2, n. 1, p. 1-15, 2021.
MIRANDA, Leonardo Santos et al. O uso da plataforma Canva na produção de materiais pedagógicos para alunos PAEE da educação infantil. Revista brasileira de ensino e aprendizagem, v. 10, p. 264-274, 2025.
MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lucia M. M.; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e pesquisa, v. 45, p. 1-17, 2019.
OLIVEIRA, Caroline Silva et al. Ferramentas digitais e avaliação formativa: contribuições do uso da ferramenta plickers no processo de ensino e aprendizagem. Journal of media critiques, v. 11, n. 27, p. 1-22, 2025.
OLIVEIRA, Leander et al. O design participativo e as ferramentas para a autoria de conteúdos em ambientes imersivos educacionais. Renote, v. 12, n. 2, p. 1-10, 2014.
OLIVEIRA, Renata Evangelista de et al. A interdisciplinaridade na prática acadêmica universitária: conquistas e desafios a partir de um projeto de pesquisa-ação. Revista da avaliação da educação superior, v. 26, n. 2, p. 377-400, 2021.
OLIVEIRA, Raquel Mignoni de; CORRÊA, Ygor; DIAS-TRINDADE, Sara. Avaliação formativa em contexto digital com tecnologias digitais interativas. Estudos em avaliação educacional, v. 33, p. 1-21, 2022.
MATOS, A. de los Ángeles Rodríguez; MARTÍNEZ, Réne Antonio Puig; ÁLVAREZ, Arasay Padrón. La praxis y el aprendizaje de los docentes en educacion superior desde la metodologia participativa. Revista electrónica formación y calidad educativa. v. 9, n. 3, p. 170-187, 2021.
SANTOS, Silvana Maria Aparecida Viana et al. A formação docente sua dificuldade em inserir novas tecnologias no currículo: o currículo escolar e a implementação de novas tecnologias. Foco, v. 17, n. 1, p. 1-17, 2024.
SANTOS, Josiel Gomes dos et al. Desafios da acessibilidade digital nas escolas públicas da região amazônica: barreiras tecnológicas e perspectivas de integração. Caderno pedagógico, v. 22, n. 9, p. 1-21, 2025.
SANTOS, Lucimara Freire dos et al. Web currículo e educação a distância: potencialidades e desafios no contexto tecnológico atual. Revista ibero-americana de humanidades, ciências e educação, v. 10, n. 12, p. 4105-4111, 2024.
SANTOS, Douglas Henrique Bezerra; CALIL JÚNIOR, Marcos Antônio; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Inteligência artificial na educação física: o uso do chatgpt na criação de uma calculadora de tempos para a modalidade corrida de orientação no ensino superior. Aracê, v. 7, n. 7, p. 35668-35682, 2025.
SANTOS, Douglas Henrique Bezerra; MERCADO, Luís Paulo Leopoldo; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. A expansão do ensino superior à distância em alagoas: uma visão experiencial da utilização das tdic no curso de educação física licenciatura. Anais CIET: Horizonte, v. 7, n. 1, p. 1-3, 2024.
SANTOS NETO, José dos; SILVA, André Almeida. Estudo do impacto da adoção de tecnologias digitais no futebol. Recima21, v. 4, n. 3, p. 1-16, 2023.
SANTOS, Douglas Henrique Bezerra; PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Web currículo no ensino fundamental II: estratégias para práticas pedagógicas inovadoras no contexto escolar. 8. ed. São Paulo, SP: L3 Soluções em Tecnologia Ltda, 2024.
SILVA, Marcelo Lira. Integrações desintegradas: os (des)caminhos da educação profissional e “tecnológica” no Brasil. Germinal, v. 15, n. 1, p. 449-470, 2023.
SILVA, Aline Rocha Santana da et al. O Uso do Instagram como estratégia educacional num contexto de pandemia: um relato de experiência. EaD em foco, v. 10, n. 3, p. 1-11, 2021.
SILVA, Glaucimeiry Teixeira da et al. Plataformas digitais e autonomia discente: aprender em rede na educação do século XXI. Cuadernos de educación y desarrollo, v. 17, n. 4, p. 1-21, 2025.
SILVA, Mauro Sérgio; BRACHT, Valter. Na pista de práticas e professores inovadores na educação física escolar. Kinesis, v. 30, n. 1, p.80-94, 2012.
SINDIQUE, Cláudio. O uso das metodologias activas de aprendizagem para a promoção de autonomia no estudante: uma análise a partir de Paulo Freire. Tecnologias, sociedade e conhecimento, v. 8, n. 2, p. 48-68, 2021.
TORRIJO, Hugo Rangel. Una mirada internacional de la construcción curricular: Por un currículo vivo, democrático y deliberativo. Revista electrónica de investigación educativa, [s. l.], v. 17, n. 1, p. 1-16, 2015.
VIAN JUNIOR, Orlando; ROJO, Roxane. Letramento multimodal e ensino de línguas: a Linguística Aplicada e suas epistemologias na cultura das mídias. Raído, v. 14, n. 36, p. 216-232, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).