EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Joyce Fernandes de Melo joycejf.fernandes@hotmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Kesia da Silva Xavier kesiaxavierdasilva77@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Bruna Priscila Leonizio Lopes brunallopes001@gmail.com
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e19215


Palavras-chave:

Emoções , Educação Física, Escola

Resumo

As emoções são essenciais para a formação dos indivíduos, inclusive para o aprendizado, e a Educação Física Escolar, por sua natureza dinâmica, apresenta grande potencial de contribuição nesse campo. Contudo, ambos permanecem frequentemente subestimados. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender como as emoções dos estudantes são abordadas no âmbito da Educação Física Escolar. Para alcançar tal propósito, realizou-se uma revisão sistemática em bases de dados - SciELO, CAPES e Scopus - que resultou em 205 estudos, dos quais 8 foram selecionados para análise. Os achados indicaram que as emoções têm sido trabalhadas, sobretudo, sob a ótica de sua identificação, sendo identificadas a partir da disciplina de maneira geral ou vinculadas a conteúdos específicos. Constatou-se ainda que os alunos expressam diversas emoções, cuja compreensão é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, observa-se que o tema ainda exige maior aprofundamento na área.

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Publicado

01-10-2025

Como Citar

EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. (2025). Corpoconsciência, 29, e19215. https://doi.org/10.51283/rc.29.e19215