PROPUESTA PEDAGÓGICA PARA LA DANZA EN TIEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.v26i3.13475Palabras clave:
Prácticas Pedagógicas, Pandemia, Danza, Enseñanza RemotaResumen
El objetivo de este trabajo es identificar aspectos a ser considerados por el docente para una propuesta de danza online más coherente con la realidad de los estudiantes en tiempos de aislamiento social y comprender las condiciones que permiten o limitan el desarrollo y realización de las clases de danza online desde la perspectiva del profesor. Se trata de un estudio cualitativo descriptivo, que analiza una experiencia que atraviesa un proceso personal y reflexivo derivado de la situación de distanciamiento físico. Se desarrolló mediante recursos tecnológicos, movimiento e implicación de personas. A partir de esto fue posible identificar qué tecnologías han estado ayudando e intermediando muchas actividades, y cómo se ha desafiado a los profesores a buscar la creatividad como punto de conexión. Este trabajo demuestra el valor extremo de comprender la evolución de la comunicación y las herramientas disponibles en la actualidad para elegir las mejores plataformas y recursos a utilizar en el desarrollo de las prácticas pedagógicas.
Referencias
BUNGENSTAB, Gabriel Carvalho; BORGES, Patrícia Spinasse. Sobre risco e experiência no isolamento social. Revista políticas públicas & cidades, v. especial, p. 1-5, abr./ dez., 2020.
CARVALHO, Thainá Maria Silva; PRONSATO, Laura. Interações entre dança e tecnologia: um estudo prático-teórico sobre a dança mediada por dispositivos tecnológicos. Palíndromo, v. 12, n. 26, p. 110-124, 2020.
DA SILVA, Marcia Alves Soares; MARCÍLIO, Bruna Maria Siquinelli. A casa e o habitar: experiências emocionais do isolamento social. Revista de arquitetura e urbanismo, v. 1, n. 10, p. 247-261, 2020.
DO ROCIO WOSNIAK, Cristiane; MOTTA, Everson Luiz Oliveira. Reflexões sobre a dança e a educação a distância: uma perspectiva inclusiva na cultura digital. Revista educação, artes e inclusão, v. 16, n. 2, p. 142-167, 2020.
GUIMARÃES, Juliana Regina; BIANCHINI, Heloise Mariano. Dança: um conteúdo desafiador. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 55-60, 2020.
LECH, Marilise Brockstedt (Org.). Educação pelo movimento na infância: reflexões e ações humanizadoras. Passo Fundo, RS: Méritos, 2015.
LOUSADA, Kath Pacheco B.; TÖPKE, Denise Rugani; SIQUEIRA, Denise da Costa Oliveira. Passinho, dança midiatizada: performance, publicidade e produção de sentidos. Conexão -comunicação e cultura, v. 16, n. 32, p. 157-172, 2018.
NOGUEIRA, Carlos José e colaboradores. Recomendações para a prática de exercício físico em face do covid-19: uma revisão integrativa. Revista brasileira de fisiologia do exercício, v. 20, n. 1, p. 101-124, 2020.
PIMENTEL, Lúcia Gouvêa. Processos artísticos como metodologia de pesquisa. OuvirOUver, v. 11, n. 1, p. 88-98, 2015.
RAMOS, Gabriel. Cartografia dos corpos e espaços em confinamento. Revista políticas públicas & cidades, v. especial, p. 1-4, abr./ dez., 2020.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHUCHMANN, Alexandra Zanella e colaboradores. Isolamento social vertical X isolamento social horizontal: os dilemas sanitários e sociais no enfrentamento da pandemia de covid-19. Brazilian journal of health review, v. 3, n. 2, p. 3556-3576, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Derechos de autor 2022 Corpoconsciência

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).