MOVIMIENTO HIP HOP Y BAILES URBANOS
PRODUCCIÓN ACADÉMICA DE 2005 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.11909Palabras clave:
Hip Hop Movement, Urban Dances, Street Dance, Leisure, CultureResumen
El movimiento hip hop y las danzas urbanas se presentan actualmente como manifestaciones artísticas fuertemente presentes en el panorama cultural brasileño, siendo vividas, utilizadas y estudiadas desde diferentes perspectivas. A través de una búsqueda bibliográfica, el presente estudio tuvo como objetivo revisar el hip hop y los bailes urbanos desde sus contextos históricos, culturales y como manifestación en el campo del ocio, y analizar el hip hop y los bailes urbanos de producción académica en el período de 2005 a 2019. Los resultados mostraron que el hip hop y los bailes urbanos tienen numerosas funciones de gran relevancia para la sociedad. Se identificó que tales manifestaciones contribuyen a la participación social, la ciudadanía y la construcción de identidad. Se observó que prácticas como las actividades de esparcimiento brindan a sus seguidores placer, alivio de tensiones y satisfacción, además de servir como un vehículo importante para la educación en espacios formales y no formales.
Referencias
ALVES, Ana Paula Hora; MORAES, Déborah M. Mulheres na dança do movimento hip hop: a construção do sujeito reflexivo a partir de uma nova pedagogia de gênero. Gênero, v. 10, n. 1, p. 31-46, ago., 2009.
ALVES, Heliana Castro; OLIVEIRA, Natasha Pompeu de; CHAVES, Aline Dessupoio. “A gente quer mostrar nossa cara, mano”: hip hop na construção de identidade, conscientização e participação social de jovens em situação de vulnerabilidade social. Cadernos de terapia ocupacional, v. 24, n. 1, p. 39-52, 2016.
FLEURY, Márcia Mathias Netto. Dança de rua: jovens entre projeto de lazer e trabalho. Última década, n. 27, p. 27-48, dez., 2007.
FREITAS, Vanilto. A cena das danças urbanas em cena: a interface danças urbanas e dança contemporânea. In: ENCONTRO CIENTÍFICO NACIONAL DE PESQUISADORES EM DANÇA, 5. Anais eletrônicos... Santa Maria, RS, 2015.
HERSCHMANN, Micael. O funk e hip-hop invadem a cena. Rio de Janeiro: UFRJ, 2000.
MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e cultura. Campinas, SP: Alínea, 2007.
MATSUNAGA, Priscila Saemi. As representações sociais da mulher no movimento hip hop. Revista psicologia & sociedade, v. 20, n. 1, p. 108-116, 2008.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Técnicas de pesquisa: entrevista como técnica privilegiada de comunicação. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec, 2010.
POLICHUK, Naja Kayanna. Representações sociais de integrantes do movimento hip hop em Ponta Grossa - PR: seus elementos e o lazer. 2011. 133f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Ciências Sociais). Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, PR, 2011.
RAPOSO, Otávio. Coreografias de evasão: segregação e sociabilidade entre os jovens do break dance das favelas da Maré. Etnográfica, v. 2, n. 16, p. 315-338, jun., 2012.
RECKZIEGEL, Ana Cecília de Carvalho; STIGGER, Marco Paulo. Dança de rua: opção pela dignidade e compromisso social. Movimento, v. 11, n. 2, p. 59-73, mai., 2005.
SANTOS, Aline dos. A cultura negra e o lazer como experiência cidadã: proposta pluricultural de dança-arte-educação. 2008. 167f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2008.
SARTO, Karina Cristofoletti; MARCELLINO, Nelson de Carvalho. Retratos da vida: relatos dos jovens do dança comunidade. Licere, v. 11, n. 3, p. 1-13, dez., 2008.
SOUZA, Aline dos Santos Preto de. Dança de rua: práticas pedagógicas de arte-educação no âmbito do lazer. 2014. 191f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, SP, 2014.
STOPPA, Edmur Antonio. Associativismo, sociabilidade e lazer. In: MARCELLINO, Nelson Carvalho (Org.). Lazer e cultura. Campinas, SP: Alínea, 2007.
STOPPA, Edmur Antonio; MARCELLINO, Nelson de Carvalho. Hip-hop, “lazer” y ciudadanía en la periferia de la ciudad. Polis, v. 22, p. 1-19, abr., 2009.
STOPPA, Edmur Antonio e colaboradores. A produção do conhecimento na área do lazer: uma análise sobre as temáticas formação e atuação profissional nos anais do Enarel de 1997 a 2006. Licere, v. 13, n. 2, jun., 2010.
TEREZANI, Denis e colaboradores. Lazer e meio ambiente: um estudo a partir dos anais do encontro nacional de recreação e lazer (ENAREL). Licere, v. 13, n. 1, mar., 2010.
VILELA, Lilian Freitas. O corpo que dança: os jovens e suas tribos urbanas. 1998. 235f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Cómo citar
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).