Corpoconsciência, v. 29, suplemento 2, 2025
Apresentação
Em 2024 o Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte (CONIPE) chegou à sua quarta edição, sendo realizado entre os dias 27 e 29 de novembro, no Sesc Piracicaba, São Paulo. Organizado pelo Sesc São Paulo, em parceria com a Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), o CONIPE seguiu reunindo grandes nomes da Pedagogia do Esporte nacional e internacional, olhando para a prática a partir da teoria – e teorizando junto com a prática!
A partir de conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, mini cursos, oficinas e muito diálogo, o evento promoveu diálogo e contribuiu em projetar novas possiblidades para uma Pedagogia do Esporte cada vez mais dinâmica, segura e mobilizadora do potencial humano no ensino, vivência, e treino do esporte nos mais variados cenários, e mais diversos públicos.
Visando fortalecer a comunidade científica e prática da Pedagogia do Esporte, os objetivos do CONIPE 2024 foram:
- Disseminar conhecimentos produzidos na área de Pedagogia do Esporte;
- Oportunizar a profissionais e estudantes o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção profissional das diferentes idades e múltiplos cenários, nas áreas de metodologia de ensino e treino do Esporte, formação de treinadores e professores de educação física, desenvolvimento de atletas, análise de jogo e avaliação em Educação Física e Esporte, a partir da Pedagogia do Esporte.
- Divulgar e dar visibilidade às ações desenvolvidas para melhoria da qualidade da formação e intervenção profissional, bem como para fortalecer a investigação sobre a Pedagogia do Esporte;
- Contribuir com o desenvolvimento de pesquisadoras/es para a implementação de projetos de investigação científica que atendam às demandas atuais da sociedade e de fortalecimento dos cursos de graduação e pós-graduação com linhas de Pedagogia do Esporte na Educação Física e Ciências do Esporte.
Full Issue
Artigos
-
CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE
Visualizações do artigo: 324 PDF (Portuguese) downloads: 273