REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE RELATOS DOCENTES

Autores

  • Rosalvo Luis Sawitzki Universidade Federal de Santa Maria, RS - UFSM Centro de Educação Física e Desportos - CEFD Departamento de Desportos Individuais
  • Ivan Marcelo Gomes Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espirito Santo, ES
  • Felipe Quintão Almeida Professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espirito Santo, ES

Palavras-chave:

Escola. Formação. Educação Física.

Resumo

Este texto se destina a compreender como se constituíram os processos de formação continuada em Educação Física a partir da participação no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/ Educação Física “Cultura Esportiva da Escola”, envolvendo professoras supervisoras nas diferentes ações programadas no subprojeto: grupo de estudos; planejamento coletivo das práticas pedagógicas a partir da troca de experiências. A pesquisa constitui-se de um estudo de caso na perspectiva qualitativa, utilizando os memoriais descritivos/formativos construídos nos processos de participação no subprojeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/ Educação Física. Como resultado, constatou-se o envolvimento positivo das professoras no processo de formação continuada em serviço.

Biografia do Autor

Rosalvo Luis Sawitzki, Universidade Federal de Santa Maria, RS - UFSM Centro de Educação Física e Desportos - CEFD Departamento de Desportos Individuais

Departamento de Desportos Individuais - DDI

Referências

ALMEIDA. Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo. Traçados analíticos e esforços de autointerpretação: uma entrevista com Valter Bracht. In: ALMEIDA. Felipe Quintão de; GOMES, Ivan Marcelo. (Orgs.). Valter Bracht e a educação física: um pensamento em movimento. Vitória, ES: EdUFES; Ijuí, RS: Unijuí, 2014.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.

BETTI, Irene Conceição Andrade Rangel; BETTI, Mauro. Novas perspectivas na formação profissional em educação física. Motriz, v. 2, n. 1, jun., 1996.

BRACHT, Valter. Educação física e aprendizagem social. 3. ed. Porto Alegre, RS: Magister, 2005.

BRACHT, Valter e colaboradores. Pesquisa em ação: educação física na escola. Ijuí, RS: Unijuí, 2007.

BRACHT, Valter e colaboradores. Itinerários da educação física na escola: o caso do Colégio Estadual do Espírito Santo. Movimento, v. 11, n. 1, p. 9-21, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação - MEC. Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES). Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Brasília, DF: MEC, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Nível Superior. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Projeto Institucional PIBID/UFSM: Subprojeto PIBID/EDF “cultura esportiva da escola”, 2009.

CELLARD, André. A análise documental. In: MAYER, Robert e colaboradores. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FIGUEIREDO, Zenólia Christina Campos. Formação docente em educação física: experiências sociais e relação com o saber. Movimento, v. 10, n. 1, p. 89-111. jan./abr. 2004.

FUSARI, José Cerchi. A construção da proposta educacional e do trabalho coletivo na unidade escolar. Idéias, v. 16, p. 69-77, 1993. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_16_p069-077_c.pdf>. Acesso em: 06 de ago. 2016.

GATTI, Bernardete. Formação de professores e carreira. São Paulo: Autores Associados, 1997.

HUBERMAN, Michel. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto, Portugal: Porto, 1992..

MACHADO, Thiago Silva e colaboradores. As práticas de desinvestimento pedagógico na educação física escolar. Movimento, v. 16, n. 2, p. 129-147, 2010.

NÓVOA, António. A formação da profissão docente. In: NÓVOA, António. Os professores e sua formação. Lisboa, Portugal: Dom Quixote, 1995.

SANTOS, Núbia Zorzanelli; BRACHT, Valter; ALMEIDA, Felipe Quintão de. Vida de professores de educação física: o pessoal e o profissional no exercício da docência. Movimento, v. 15, n. 2, p. 141-165, 2009.

SAWITZKI, Rosalvo Luis. Subprojeto PIBID Educação Física “cultura esportiva da escola”. In: LOPES, Anemari R. L. Vieira; TOMAZZETTI, Elisete M.; (Orgs.). PIBID-UFSM: experiências e aprendizagens. v. 2. São Leopoldo, RS: Oikos, 2013.

SOUZA, Audrey Pietrobelli de; TOZETTO, Susana Soares. A formação continuada em serviço: uma experiência vivida por professores pedagogos de uma escola de tempo integral, 2011. In: Anais X Congresso Nacional De Educação, 2011, Curitiba. Anais... Curitiba, 2011. p. 5881–5893. Disponível em: <http://re.uepg.br:808/riuepg//handle/123456789/828>. Acesso em: 5 de jun. de 2015.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A aventura de formar professores. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Downloads

Publicado

2018-08-08

Como Citar

Sawitzki, R. L., Gomes, I. M., & Almeida, F. Q. (2018). REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DE RELATOS DOCENTES. Corpoconsciência, 22(2), 14-26. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/5770