A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciana Dias de Oliveira lufef04@yahoo.com.br
    Prefeitura Municipal de Valinhos
  • Elaine Prodócimo elaine@fef.unicamp.br
    Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas FEF-Unicamp

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física Escolar, Professor

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente.

Biografia do Autor

  • Luciana Dias de Oliveira, Prefeitura Municipal de Valinhos
    Professora de Educação Física pela Unicamp, Mestre em Educação Física pela Unicamp. Professora da Rede municipal de ensino de Valinhos, SP.
  • Elaine Prodócimo, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas FEF-Unicamp
    Professora Livre Docente do departamento de Educação Física e Humanidades da FEF-Unicamp, formada em Educação Física pela Unicamp, com mestrado em Educação Especial pela UFSCar, doutorado em Educação Física pela Unicamp e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Murcia - Espanha.

Downloads

Publicado

2016-08-23

Como Citar

A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. (2016). Corpoconsciência, 19(2), 37-48. https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043