A PRÁTICA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luciana Dias de Oliveira Prefeitura Municipal de Valinhos
  • Elaine Prodócimo Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas FEF-Unicamp

Palavras-chave:

Educação Infantil, Educação Física Escolar, Professor

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar a prática de professores de educação física na educação infantil em escolas municipais da cidade de Vinhedo/SP. A presença do professor especialista na educação infantil deve se dar de maneira a evitar a fragmentação de saberes em prol da criança, respeitando-a como sujeito histórico e social, visto de maneira plena. A pesquisa qualitativa baseou-se em um trabalho de campo com observações de aula e entrevistas semiestruturadas com três professores de educação física no âmbito da educação infantil. Analisamos como os conhecimentos acadêmicos permitiram o respaldo necessário e indispensável à prática do professor de educação física com as crianças desse nível de ensino; como ocorreu sua práxis docente; a relação dessa rede pública de ensino com esse professor especialista no contexto da educação infantil; e quais as dificuldades surgidas em sua prática docente.

Biografia do Autor

Luciana Dias de Oliveira, Prefeitura Municipal de Valinhos

Professora de Educação Física pela Unicamp, Mestre em Educação Física pela Unicamp. Professora da Rede municipal de ensino de Valinhos, SP.

Elaine Prodócimo, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas FEF-Unicamp

Professora Livre Docente do departamento de Educação Física e Humanidades da FEF-Unicamp, formada em Educação Física pela Unicamp, com mestrado em Educação Especial pela UFSCar, doutorado em Educação Física pela Unicamp e pós-doutorado em Psicologia pela Universidade de Murcia - Espanha.

Downloads

Publicado

2016-08-23