Cultura indígena: um novo olhar a partir das práticas esportivas e das brincadeiras tradicionais vivenciadas na escola

Autores

  • Rosana de Barros Gabriel rosana.gabriel@email.com
    UNIGRAN-MS

Palavras-chave:

Revitalização da cultura indígena, Formação de professores indígenas, Brincadeiras tradicionais

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar as experiências na modalidade de educação escolar indígena, mais propriamente com o componente curricular: Educação Física.  Este componente foi ministrado através do curso de formação para professores em nível médio, que ocorreu no território indígena kadiwéu, Aldeia Bodoquena, município de Porto Murtinho, MS. Atendeu as etnias residentes em todo território: Kadiwéu, Kinikinau. Embasada na Constituição Federal  de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional lei nº 9394/96, bem como outras bibliografias, o presente artigo trata das necessidades para  o desenvolvimento das habilidades e competências nos discentes, pensando a contínua preocupação  em vincular a revitalização cultural ao processo de ensino-aprendizagem utilizando como alicerce a prática esportiva e as brincadeiras tradicionais destes povos.

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Publicado

2010-06-21

Como Citar

Gabriel, R. de B. (2010). Cultura indígena: um novo olhar a partir das práticas esportivas e das brincadeiras tradicionais vivenciadas na escola. Corpoconsciência, 10(2), 6–19. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3464