Cultura indígena: um novo olhar a partir das práticas esportivas e das brincadeiras tradicionais vivenciadas na escola
Palavras-chave:
Revitalização da cultura indígena, Formação de professores indígenas, Brincadeiras tradicionaisResumo
Este artigo tem por objetivo relatar as experiências na modalidade de educação escolar indígena, mais propriamente com o componente curricular: Educação Física. Este componente foi ministrado através do curso de formação para professores em nível médio, que ocorreu no território indígena kadiwéu, Aldeia Bodoquena, município de Porto Murtinho, MS. Atendeu as etnias residentes em todo território: Kadiwéu, Kinikinau. Embasada na Constituição Federal de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional lei nº 9394/96, bem como outras bibliografias, o presente artigo trata das necessidades para o desenvolvimento das habilidades e competências nos discentes, pensando a contínua preocupação em vincular a revitalização cultural ao processo de ensino-aprendizagem utilizando como alicerce a prática esportiva e as brincadeiras tradicionais destes povos.
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