“BRINCAR DE BOI” NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Gabrieli Mazzuco Pravato gabipravato23@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nicolly Araujo Rosado nicollyrosadocesam@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare fabianecteixeira@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina
  • Juliano Silveira julianosilveira1981@gmail.com
    Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis
  • Patrícia Luiza Bremer Boaventura plbboaventura@gmail.com
    Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20539


Palavras-chave:

Educação Infantil, Jogos e Brincadeiras, Estágio Supervisionado, Educação Física

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo relatar a experiência da prática pedagógica docente acerca do conteúdo jogos e brincadeiras da cultura popular, articulado à manifestação cultural do Boi de Mamão na Educação Infantil, no âmbito do Estágio Supervisionado em Educação Física I, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A pesquisa, de natureza qualitativa-descritiva, na modalidade relato de experiência, foi desenvolvida a partir do diário de campo das estagiárias, construído ao longo das observações, planejamentos e intervenções pedagógicas realizadas com crianças de dois a três anos em um Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) de Florianópolis. As propostas pedagógicas buscaram integrar os jogos e brincadeiras populares com elementos da cultura local, especialmente, o Boi de Mamão, por meio da utilização da literatura infantil como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem. Dentre os principais resultados, destacam-se a potencialidade da utilização de obras literárias como recurso pedagógico, a participação das crianças, a valorização do brincar como linguagem primordial da infância e da intencionalidade pedagógica nas práticas de Educação Física na Educação Infantil. 

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Publicado

11-12-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E FORMAÇÃO

Como Citar

“BRINCAR DE BOI” NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. (2025). Corpoconsciência, 29, e20539. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20539