SKATEBOARDING
REFERENCIAL TÉCNICO-TÁTICO PARA O PROCESSO DE ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e20106Palavras-chave:
Skateboarding, Educação Física, Pedagogia do Esporte, EscolaResumo
A partir da análise da literatura, este artigo sistematiza, sob o referencial técnico-tático da Pedagogia do Esporte, a complexidade do Skateboarding no século XXI, destacando suas manifestações, implementos e fundamentos, a fim de oferecer subsídios para a reflexão sobre seu processo de ensino, vivência e aprendizagem. A pesquisa baseou-se em uma revisão narrativa da literatura, contemplando oito publicações acadêmico-científicas que possibilitaram compreender: as diferenças entre as peças que compõem o “skateboard”; as diversas manifestações e vertentes do Skateboarding; aspectos técnico-táticos da prática, incluindo fundamentos e manobras; e, em menor medida, elementos histórico-culturais. Assim, o artigo apresenta a profissionais de Educação Física e Ciências do Esporte conhecimentos muitas vezes restritos a praticantes e especialistas, fomentando reflexões sobre a organização, sistematização e mediação do processo de ensino, vivência e aprendizagem do Skateboarding em diferentes contextos. Busca-se, desse modo, contribuir para sua inclusão e democratização como fenômeno sociocultural amplo e complexo, que transcende os discursos midiáticos e a esfera olímpica.
Referências
ANEBODA, Agnes; TIMMERS, Laurie. Sandro Dias quebra 2 recordes na maior rampa de skate do mundo. Red Bull Skate. 2025. Disponível em: <https://www.redbull.com/br-pt/skate-sandro-dias-red-bull-building-drop-recorde>. Acesso em: 08 out. 2025.
ABPSK. Bem-vindo à ABPSK. 2022. Disponível em: <https://www.abpsk.com.br/sobre#:~:text=A%20ABPSK%20%C3%A9%20uma%20associa%C3%A7%C3%A3o,em%20Los%20Angeles%2C%20em%202028.>. Acesso em: 15 jul. 2025.
AGUIAR, Tiago Cambará. Skate e o seu design gráfico: uma breve análise. In: BRANDÃO, Leonardo; HONORATO, Tony (Org.). Skate & skatistas: questões contemporâneas. Londrina, PR: UEL, 2012.
BOARDRIDING. Vinicios Sardi: #10 | X Games 2019 top 10 moments. 2019. Disponível em: <https://www.boardriding.com/events/whatsup/x-games-minneapolis-2019?post=19464&official=true&seoViewPosts=page2#:~:text=Vinicios%20Sardi%2C%20who%20was%20born,interview%20with%20Craig%20McMorris%3F%20Goosebumps>. Acesso em: 15 jul. 2025.
BRANDÃO, Leonardo; HONORATO, Tony. Skate & skatistas: questões contemporâneas. Londrina, PR: UEL, 2012.
BRANDÃO, Leonardo. Por uma história dos “esportes californianos” no Brasil: o caso da juventude skatista. 2012. 299f. Tese (Doutorado em História). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues; SOARES, Carmen Lúcia. Das ruas para universidade: skateboarding na graduação em educação física. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MOTRICIDADE HUMANA, 12 E SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 19. Anais... Campina Grande, PB: Realize, 2023.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues. Skateboarding: saberes, reflexões e conceitos. In: BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho (Org.). Educação física e ciências do esporte para além do “quarteto fantástico”. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2023a.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues. Skateboarding: fundamentos e reflexões iniciais acerca do processo de ensino, vivência e aprendizagem. In: BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho (Org.). Educação física e ciências do esporte para além do “quarteto fantástico”. Santa Maria, RS: Arco Editores, 2023b.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; RODRIGUES, Gilson Santos; PAES, Roberto Rodrigues. References and referentials for teaching 3x3 basketball of school physical education. Movimento, v. 28, p. 1-24, 2022.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; GOMES, Mariana Simões Pimentel; Ribeiro, Olivia Cristina Ferreira. Skateboarding na graduação em educação física: possibilidade de formação para além do esporte. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA DO ESPORTE, 4. Anais... Cuiabá, MT: Corpoconsciência, 2025.
BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberot Rodrigues; RIBEIRO, Olivia Cristina Ferreira. Skateboarding enquanto lazer: conceptualização e possibilidades para além do esporte. Revista da ALESDE, v. 15, n. 2, p. 132-160, 2023.
CASARIN, Sidnéia Tessmer et al. Tipos de revisão de literatura: considerações das editoras do journal of nursing and health. Journal of nursing and health, v. 10, n. 5, p. 1-7, 2020.
CÁSSARO, Elizandro Ricardo et al. Produção de miniaturas de skate como material didático interativo nas aulas de educação física. In: CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 5 e CONGRESSO NORTE PARANAENSE DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 10. Anais... Londrina, PR: UEL, 2021.
CAVALCANTE, Lívia Teixeira Canuto; OLIVEIRA, Adélia Augusta Souto. Métodos de revisão bibliográfica nos estudos científicos. Psicologia em revista, v. 26, n. 1, p. 82-100, 2020.
CBSK. Grandes nomes do Downhill Speed, do Street Luge e do Vertical representam skate brasileiro no World Roller Games. 2019. Disponível em: <https://cbsk.com.br/noticias/noticias/grandes-nomes-do-downhill-speed-do-street-luge-e-do-vertical-representam-skate-brasileiro-no-world-roller-games/1595>. Acesso em: 15 jul. 2025.
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Kelvin Hoefler ganha prata no skate street e faz história em Tóquio 2020. 2021. Disponível em: <https://www.cob.org.br/comunicacao/noticias/kelvin-hoefler-ganha-prata-no-skate-street-e-faz-historia-em-toquio-2020>. Acesso em: 15 jul. 2025.
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Brincando, Rayssa Leal se torna a medalhista mais nova do Brasil na história. 2021. Disponível em: <https://www.cob.org.br/comunicacao/noticias/brincando-rayssa-leal-se-torna-a-medalhista-mais-nova-do-brasil-na-historia>. Acesso em: 15 jul. 2025.
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Skates, malabares e uma medalha olímpica: Augusto Akio conquista o bronze do skate park em Paris 2024. 2024. Disponível em: <https://www.cob.org.br/comunicacao/noticias/skates-malabares-e-uma-medalha-olimpica-augusto-akio-conquista-o-bronze-do-skate-park-em-paris-2024 >. Acesso em: 15 jul. 2025.
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Skate Pedro Barros. 2025b. Disponível em: <https://www.cob.org.br/time-brasil/medalhistas-olimpicos/pedro-de-silva-barros>. Acesso em: 15 jul. 2025.
COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Skate. 2025a. Disponível em: <https://www.cob.org.br/time-brasil/esportes/1-skate>. Acesso em: 15 jul. 2025.
DELORENZI, Karen Alessandra Pereira. Formação discente: educação formal, não formal e informal. Revista mais educação, v. 2, n. 5, p. 634-639, 2019.
FERREIRA, Aluisio Elias Xavier; DE ROSE JUNIOR, Dante.. Basquetebol: técnicas e táticas: uma abordagem didático-pedagógica. 3. ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária. 2010.
FIGUEIRA, Márcia Luiza Machado; GOELLNER, Silvana Vilodre. Quando você é excluída, você faz o seu. Cadernos Pagu, n. 41, p. 239-264, 2013.
GIFFORD, Clive. Skate: guia passo a passo ilustrado. São Paulo: Zastras, 2008.
GLOBOESPORTE.COM. Brasileira Karen Jonz é tetracampeã mundial no skate vertical: "É tetraaa". 2014. Disponível em: <https://ge.globo.com/radicais/noticia/2014/12/brasileira-karen-jonz-e-tetracampea-mundial-no-skate-vertical-e-tetraaa.html#:~:text=A%20brasileira%20Karen%20Jonz%20%C3%A9,estilista%2C%20cantora%2C%20designer%20e%20escritora>. Acesso em: 14 jul. 2025.
GRANT, Maria J.; BOOTH, Andrew. A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies. Health information & libraries journal, v. 26, n. 2, p. 91-108, 2009.
HIROSHI, Marcos. O rei do skate de ladeira: seu nome é Sergio Yuppie. 2020. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2025.
HONORATO, Tony. A esportivização do skate (1960-1990): relações entre o macro e o micro.
Revista brasileira de ciências do esporte, v. 35, p. 95-112, 2013.
IRRA ESPORTES RADICAIS. Recordista e tricampeão mundial, Dalua projeta velocidades de até 130km/h com Skate Downhill em Teutônia. 2022. Disponível em: <https://www.irraesportesradicais.com.br/2022/11/recordista-e-tricampeao-mundial-dalua.html#:~:text=O%20evento%20esportivo%20conta%20com,marcados%20no%20Guinnes%20Book%2C%20por> Acesso em: 14 jul. 2025.
KAWASHIMA, Larissa Beraldo et al. Produção científica em educação física: estudos sobre o ensino do skate na escola. Kinesis, v. 39, n. 1, p. 1-13, 2021.
MACHADO, Giancarlo Marques Carraro. A cidade dos picos: a prática do skate e os desafios da citadinidade São Paulo. 2017. 345f. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
NOVAK, Brandon. History of skateboarding. 2022. Disponível em: <https://brandonnovak.com/Skateboarding-. Acesso em: 15 jul. 2025.
PAES, Roberto Rodrigues; MONTAGNER, Paulo Cesar.; FERREIRA, Henrique Barcelos. Pedagogia do esporte: iniciação e treinamento em basquetebol. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009.
PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor. Skate. In: PEREIRA, Dimitri Wuo; ARMBRUST, Igor. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí, SP: Fontoura, 2010.
PICOSEPISTAS. De Pernambuco para o mundo... Og de Souza. 2015. Disponível em: <https://picosepistas.blogspot.com/2015/07/de-pernambuco-para-o-mundo-og-de-souza_17.html>. Acesso 14 jul. 2025.
PRIETO, Douglas. #SOMOS TODOS CBSk A história da Confederação Brasileira de Skate. 2020. Disponível em: . Acesso em: 15 jul. 2025.
PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis.. Skate. In: PIMENTEL, Giuliano Gomes de Assis (Org.). Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura. Curitiba, PR: Intersaberes, 2020.
QUIROGA, Luiz. Exclusivo: Bob Burnquist fala da volta de Tony Hawk's Pro Skater e da sua ligação com videogames. 2020. Disponível em: <https://www.espn.com.br/esports/artigo/_/id/7157931/exclusivo-bob-burnquist-fala-da-volta-de-tony-hawks-pro-skater-e-da-sua-ligacao-com-videogames >. Acesso em: 14 jul. 2025.
ROCHA, César. O rei do downhill: Douglas Dalua. 2017. Disponível em: <https://www.redbull.com/br-pt/o-rei-do-downhill-douglas-dalua> Acesso em: 14 jul. 2025.
ROTHER, Edna Terezinha. Revisão sistemática X revisão narrativa. Acta paulista de enfermagem, v. 20, n. 2, p. 5-6, 2007.
SARAVÍ, Jorge Ricardo. Jóvenes, prácticas corporales urbanas y tiempo libre. Unamirada desde el skate. 2017. Disponível em: <http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/se/20201021060210/Jovenes-practicas-corporales-y-tiempo-libre.pdf16>. Acesso em: 15 jul. 2025.
TANT, Maxime. The skateboard bible: learn about the world of Skateboarding, it's history, how to progress and innovate. [S.l.]: Independently published, 2019.
WIKIPÉDIA. Bob Burnquist. 2025. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Bob_Burnquist#:~:text=brasilo%20,da%20Hist%C3%B3ria%20do%20Skate%20Brasileiro>. Acesso em: 14 jul. 2025.
WIKIPÉDIA. Og de Souza. 2019. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Og_de_Souza>. Acesso em: 14 jul. 2025.
WIKIPÉDIA. Rayssa Leal. 2025. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Rayssa_Leal>. Acesso em: 15 jul. 2025.
WIKIPÉDIA. Sérgio Yuppie. 2025. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Yuppie#:~:text='Sergio%20Yuppie%20%C3%A9%20um%20skatista,%22Skate%20Downhill%20Slide%20profissional%22.&text=5x%20Campe%C3%A3o%20Mundial%2C%201x%20Campe%C3%A3o%20Canadense%20e%207x%20Campe%C3%A3o%20Brasileiro>. Acesso em: 14 jul. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).