PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA REDE FEDERAL

DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL

Autores

  • Lays Luana Wimmer Zifirino lays.zifirino@estudante.ifms.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
  • Cryseverlin Dias Pinheiro Santos cryseverlin@ifms.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul
  • Catia Silvana da Costa catia.costa@ifb.edu.br
    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e20013


Palavras-chave:

Jogos, Brinquedos e Brincadeiras Indígenas, Africanas e Afro-Brasileiras, Educação Para as Relações Étnico-Raciais, Práticas Inclusivas e Interculturais

Resumo

Em diálogo com a Lei nº 11.645/2008, este trabalho descreve e analisa experiências com base em jogos, brinquedos e brincadeiras indígenas, africanas e afro-brasileiras em aulas de Educação Física e em um Projeto de Extensão desenvolvidos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul, campus Naviraí, entre 2022 e 2023. Como uma pesquisa qualitativa, de objetivo descritivo e uso da observação participante, evidenciou experiências significativas para a reflexão e o aprofundamento das questões étnico-raciais que contribuíram para a valorização dessas culturas e o desenvolvimento do raciocínio lógico e da interação social. Contudo, essas temáticas precisam constar nos Projetos Pedagógicos de Curso, não devendo depender apenas de iniciativas isoladas e, embora demonstrem impactos positivos no lócus da pesquisa, não foi possível avaliar os seus efeitos a médio e longo prazos. Assim, espera-se motivar iniciativas semelhantes, incentivando práticas inclusivas e interculturais que valorizem a diversidade étnico-racial.

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Publicado

04-08-2025

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E AFRORREFERÊNCIAS

Como Citar

PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS, AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS NA REDE FEDERAL: DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. (2025). Corpoconsciência, 29, e20013. https://doi.org/10.51283/rc.29.e20013