EMOÇÕES NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19215Palavras-chave:
Emoções , Educação Física, EscolaResumo
As emoções são essenciais para a formação dos indivíduos, inclusive para o aprendizado, e a Educação Física Escolar, por sua natureza dinâmica, apresenta grande potencial de contribuição nesse campo. Contudo, ambos permanecem frequentemente subestimados. Diante disso, este trabalho teve como objetivo compreender como as emoções dos estudantes são abordadas no âmbito da Educação Física Escolar. Para alcançar tal propósito, realizou-se uma revisão sistemática em bases de dados - SciELO, CAPES e Scopus - que resultou em 205 estudos, dos quais 8 foram selecionados para análise. Os achados indicaram que as emoções têm sido trabalhadas, sobretudo, sob a ótica de sua identificação, sendo identificadas a partir da disciplina de maneira geral ou vinculadas a conteúdos específicos. Constatou-se ainda que os alunos expressam diversas emoções, cuja compreensão é essencial para o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, observa-se que o tema ainda exige maior aprofundamento na área.
Referências
ALCARAZ-MUÑOZ, Verónica; ROQUE, José Ignacio Alonso; LUCAS Juan Luis Yuste. Design and validation of games and emotions scale for children (GESC). Cuadernos de psicología del deporte, v. 22, n. 1, p. 28-43, 2022.
ANDRADE, Rolando. Será que existem emoções negativas? 2024. Disponível em: <https://www.cmm.com.pt/sera-que-existem-emocoes-negativas/>. Acesso em: 07 jan. 2025.
BETTI, Mauro; LIZ, Marlene Terezinha Facco. Educação física escolar: a perspectiva de alunas do ensino fundamental. Motriz, v. 9, n. 3, p. 135-142, 2003.
BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto. Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista mackenzie de educação física e esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002.
BISQUERRA, Rafael. Educación emocional y bienestar. Barcelona, Espanha: Praxis, 2000.
BISQUERRA, Rafael. Educación emocional y competencias básicas para la vida. Revista de investigación educativa, v. 21, n. 1, p. 7-43, 2003.
BOSMANS, Anick; BAUMGARTNER, Hans. Goal-relevant emotional information: when extraneous affect leads to persuasion and when it does not. The journal of consumer research, v. 32, n. 3, p. 424-434, 2005.
BRACHT, Valter. Esporte na escola e esporte de rendimento. Movimento, v. 6, n. 12, p. XIV–XXIV, 2000.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2017.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, DF: MEC, 1998.
CAMARGO, Géssica Fernanda da Silva Souza; FREITAS, Iron Felisberto de. A manifestação das emoções no indivíduo e a sua condução no contexto da aprendizagem. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Educação Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, Ceres, GO, 2019.
CARNEIRO, Kleber Tuxen et al. A terceira margem do rio: uma perspectiva equilibrada da competitividade no âmbito do ensino da Educação Física. Corpoconsciência, v. 21, n. 2, p. 80-92, 2017.
COELHO, Vitor Antonio Cerignoni; TOLOCKA, Rute Estanislava. Manifestações emocionais vivenciadas em jogos de arremesso. Motriz, v. 16, n. 1, p. 69-77, 2010.
CORREIA, Marcos Miranda. Jogos cooperativos: perspectivas, possibilidades e desafios na Educação Física Escolar. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 27, n. 2, p. 149-164, 2006.
CRUZ, Elio Oliveira; FIAMENGHI JUNIOR, Geraldo Antônio. O significado das aulas de Educação Física para adolescentes. Motriz, v. 16, n. 2, p. 425-431, 2010.
DENHAM, Susanne Ayers et al. Key considerations in assessing young children’s emotional competence. Cambridge journal of education, v. 46, n. 3, p. 299-317, 2016.
DESSEN, Maria Auxiliadora; POLIANA, Ana da Costa. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, v. 17, p. 21-32, 2007.
EKMAN, Paul; FRIESEN, Wallace. Constants across cultures in the face and emotion. Jounal of personanality and social psychology, v. 17, n. 2, p. 124-129, 1971.
PAPALIA, Diane; FELDMAN, Ruth Duskin. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre, RS: AMGH, 2013.
ESPERIDIÃO-ANTONIO, Vanderson et al. Neurobiologia das emoções. Archives of clinical psychiatry, v. 35, p. 55-65, 2008.
FECHIO, Juliane Jellmayer; PECCIN, Maria Stella; PADOVANI, Ricardo da Costa. Trajetória esportiva e habilidades psicológicas de jogadores de futebol da seleção brasileira. Movimento, v. 27, p. 1-18, 2022.
FERREIRA, Marcos Santos. A competição na educação física escolar. Motriz, v. 6, n. 2, p. 97-100, 2000.
FISCHER, Franz. Estados emocionais e educação física escolar: considerações iniciais à luz de uma psicologia bioecológica. 2009. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2009.
FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, v. 33, n. 102, p. 365-384, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação física progressista. Rio de Janeiro: Loyola, 1991.
GÓMEZ-CARMONA, Carlos David et al. Influencia de la modificación de la lógica interna en las emociones percibidas em estudiantes adolescentes durante las sesiones de expresión corporal. Movimento, v. 25, p. 1-15, 2019.
HIRAMA, Elaine Prodocimo. As emoções na educação física escolar. 2002. 271f. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2002.
JOHNSON, Felipe Nicolás Mujica. Emociones negativas del alumnado de secundaria en el aprendizaje de baloncesto en educación física. Retos, v. 41, p. 362-372, 2021.
JOHNSON, Felipe Nicolás Mujica; SÁNCHEZ, Ana Concepción Jiménez. Emociones positivas del alumnado de educación secundaria en las prácticas de baloncesto en educación física. Retos, v. 39, p. 556-564, 2021.
LIMA, Rubens Rodrigues. História da Educação Física: algumas vantagens. Revista eletrônica pesquiseduca, v. 7, n. 13, p. 246-257, 2015.
LINZMAYER, Luis Alberto Gutiérrez. Cultura matríztica la cultura de las emociones en educación física escolar. Educação em foco, v. 22, n. 1, p. 95-119, 2017.
MIQUELIN, Eric Carvalho et al. A educação física e seus benefícios para alunos do ensino fundamental. 2015. Disponível em: <https://www.inesul.edu.br/revista/arquivos/arq-idvol_32_1421443852.pdf>. Acesso em: 24 set. 2025.
NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; WINTERSTEIN, Pedro José. As inteligências emocional e corporal cinestésica no contexto da educação física escolar. SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4. Anais... São Paulo: USP, 1997.
OLIVEIRA, Raquel Valente de; RIBAS, João Francisco Magno; DARONCO, Luciane Sanchotene Etchepare. A manifestação de emoções em jogos informais e formais de voleibol no contexto escolar. Motrivivência, v. 29, n. 52, p. 211-230, 2017.
PAGE, Matthew James et al. A declaração Prisma 2020: diretriz atualizada para relatar revisões
sistemáticas. Revista panamericana de salud pública, v. 46, p. 1-12, 2023.
PICOLOTTO, Juliana; CARAMÊS, Aline de Souza; OLIVEIRA, Myllena Camargo de. Emoções no ensino do voleibol a partir da perspectiva crítico-emancipatória. Biomotriz, v. 14, n. 3, p. 72-81, 2020.
SANTOS, Ana Raquel Mendes dos et al. Ansiedade pré-competitiva em jovens atletas de nado sincronizado: uma análise à luz dos aspectos emocionais. Revista da educação física, v. 24, p. 207-214, 2013.
SILVA, Lúcia Marta Giunta da et al. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista latino-americana de enfermagem, v. 8, n. 4, p. 52-58, 2000.
SCHIMIDT, Karen; COHN, Jeffrey. Human facial expressions researd: evolutionary questions in facial expression research. Yearbook of physical anthropology, v. 44, p. 4-24, 2001.
SOUZA, Ana Beatriz de Mota e; MENDES, Deise Maria Leal Fernandes; KAPPLER, Stella Rabello. A compreensão emocional infantil: uma revisão da literatura. Psicologia em revista, v. 27, n. 1, p. 224-244, 2021.
TELES, Adnalyne Da Silva Guimarães. O desenvolvimento das competências socioemocionais através da educação física escolar na educação infantil. Contribuciones a las ciencias sociales, v. 17, n. 3, p. 1-12, 2024.
TUBINO, Manoel. Dimensões sociais do esporte. São Paulo: Cortez, 1992.
VASCONCELLOS, Vera Maria Ramos de; SARMENTO, Manuel Jacinto. Infância (in)visível. 2007. Disponível em: <https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/66521>. Acesso em: 2 set. 2024.
WINTERSTEIN, Pedro José; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení. Comparative analysis of emotions experienced by students with the description their teachers make about those emotions. Revista paulista de educação física, v. 10, n. 1, p. 59-67, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).