I CONGRESSO BRASILEIRO DE ESPORTES GINÁSTICOS
DOI:
https://doi.org/10.51283/rc.29.e19186Palavras-chave:
Esportes Ginásticos, Ginástica, Ginástica no BrasilResumo
Apresentação
O Congresso Brasileiro de Esportes Ginásticos (CBEGIN), realizado nos dias 6 e 7 de dezembro de 2024 na Universidade Federal do Espírito Santo, em Vitória/ES, representa um marco no cenário acadêmico-científico dos esportes ginásticos. Especialmente, no ano dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, no qual houve grande protagonismo dos/as ginastas brasileiros/as.
O CBEGIN, materializado no presente suplemento da Revista Corpoconsciência, consistiu em um espaço plural de debates, reflexões e compartilhamento de conhecimentos científicos, reunindo estudantes, pesquisadores/as, treinadores/as, árbitros/as, gestores/as e demais atores/as envolvidos/as com as diferentes modalidades gímnicas competitivas. O evento teve como objetivo geral promover mais um espaço de reflexão e de compartilhamento de conhecimentos, inovações e experiências que tem o potencial de viabilizar a continuidade do processo de desenvolvimento da Ginástica no Brasil. Ademais, os seus objetivos específicos incluíam fomentar a discussão de temas relevantes para o campo da ginástica, desde aspectos técnicos até questões pedagógicas, sociais e históricas; promover o intercâmbio de experiências e a construção de redes de colaboração entre pesquisadores/as, treinadores/as, gestores/as, discentes e professores/as; incentivar a produção científica de qualidade e a divulgação de resultados de pesquisa relevantes para o avanço da área; contribuir para a formação de recursos humanos qualificados para atuarem no universo competitivo da ginástica; e fortalecer a relação entre a academia e a comunidade externa, com o fim de favorecer o interesse pela ciência e, assim, fortalecer a relação entre a ginástica dos ginásios e das arenas competitivas com a academia.
O congresso foi estruturado em torno de uma programação diversificada com especialistas de destaque, como: o Prof. Dr. Vitor Ricci Costa (UFTM), pesquisador na área da pedagogia e da sociologia do esporte com foco na ginástica artística feminina; o Prof. Dr. Enrico Puggina (USP), especialista em treinamento físico e esportivo; a Profa. Dra. Andrize Ramires Costa (UFSC), árbitra internacional de ginástica artística e pesquisadora sobre ginástica e infâncias; o Prof. Dr. Helvio de Oliveira Affonso (UVV/EMESCAM/COB/IOB), fisiologista do COB e com experiência em atletas de alto rendimento, como Cesar Cielo, Andrey Govorov e Bruno Fratus – no âmbito da ginastica, atuou com as ginastas olímpicas Natalia Gaudio e Geovanna Santos. Além deles, o evento contou com a participação de treinadores/as de destaque, como: o Prof. Me. Raphael Mendes de Andrade Felipe, treinador da seleção brasileira de ginástica acrobática e membro do Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG); a Profa. Claudia Gomes Borelli, vice-campeã mundial de ginástica aeróbica em 1992 e agora treinadora da seleção brasileira de ginástica aeróbica e membro do Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG); o Prof. Esp. Marcelo Borelli, com experiência na seleção brasileira de ginástica aeróbica e no treinamento esportivo, atua como preparador físico de atletas de alto rendimento; e o Prof. Alexandro Rungue Pereira, técnico olímpico de trampolim (Paris 2024) e membro Comitê Técnico da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). E, para enriquecer ainda mais o evento, tivemos a honra de receber o Prof. Dr. Keith Russell, emérito da Universidade de Saskatchewan, no Canadá. O professor Russell, um ícone da ginástica mundial, compartilhou sua vasta experiência e conhecimento, contribuindo para o aprimoramento do debate e para a disseminação de novas ideias e práticas no cenário da ginástica brasileira.
Nos dois dias de congresso, os/as participantes puderam desfrutar de uma programação rica e diversificada. Os/as professores/as e treinadores/as abordaram temas atuais e relevantes, sempre incentivando a participação ativa do público, o que proporcionou um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo. Os minicursos ofereceram aos/as participantes a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, através de vivências práticas e teóricas sobre temas específicos, ministradas por profissionais experientes e engajados/as com a formação de atletas da base até o alto rendimento. Além disso, a presença de profissionais atuantes em comitês técnicos enriqueceu ainda mais o debate e a troca de experiências. A apresentação de trabalhos científicos, por sua vez, permitiu que pesquisadores/as e alunos/as de graduação e pós-graduação divulgassem seus estudos e resultados de pesquisa, contribuindo para o avanço do conhecimento na área da ginástica.
O CBEGIN e os presentes Anais constituem, portanto, mais um recurso acadêmico-científico para o desenvolvimento da ginástica no Brasil, somando-se a outros importantes eventos dessa natureza, como o Seminário Internacional de Ginástica Artística e Rítmica de Competição (SIGARC). Esperamos que este material contribua para o avanço da pesquisa e da produção de conhecimento científico na área; a melhoria da qualidade da formação de profissionais que atuam no campo da ginástica; o fortalecimento da prática esportiva e do alto rendimento nas diferentes modalidades gímnicas; e a promoção da cultura esportiva e do interesse pela ginástica na sociedade brasileira. Convidamos a todos/as a saltarem sobre as descobertas, embalarem-se nas experiências e aterrissarem em um novo mundo de aprendizado. Mas, principalmente, a se juntarem a nós na missão de diminuir a lacuna entre a atuação e a ciência em prol de construir um futuro de mais conquistas e excelência para a ginástica brasileira.
Boa leitura!
Profª. Dra. Fernanda Raffi Menegaldo
Profª. Dra. Andrize Ramires Costa
Profª. Dra. Kizzy Fernandes Antualpa
Profª. Dra. Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima
Prof. Dr. Mauricio Santos Oliveira
Referências
.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 Corpoconsciência

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
-
A Revista Corpoconsciência da Universidade Federal de Mato Grosso está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional. Baseado no trabalho disponível em https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/index.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).