PRIMEIRAS VIVÊNCIAS COM AS DANÇAS

AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Joice Gottardo de Jesus joice.gottardo10@gmail.com
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Erineusa Maria da Silva erineusams@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo
  • Leandro Teófilo de Brito teofilo.leandro@eefd.ufrj.br
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maurício Santos Oliveira mauricio.s.oliveira@ufes.br
    Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.51283/rc.29.e18847


Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Formação Inicial

Resumo

Este artigo explora as percepções do primeiro contato com as danças, com foco em estudantes do curso de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, embasada nos estudos socioculturais da Educação Física, com ênfase nas danças. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso na disciplina Conhecimento e Metodologia do Ensino da Dança, componente curricular do curso de licenciatura da Universidade Federal do Espírito Santo. Os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, e a análise foi conduzida segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que as primeiras experiências dos/as estudantes com as danças ocorreram em contextos e formas diversas. As Unidades de Registro emergentes foram: redes sociais; família; amigos/as; educação formal; escola/academia de dança; festas; formação inicial; projeto social; contexto religioso. Dentre essas, a escola foi a Unidade de Registro mais mencionada pelos/as entrevistados/as. No entanto, notamos que ainda existem desafios para sua inclusão eficaz no currículo da Educação Física escolar.

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Publicado

09-06-2025

Como Citar

PRIMEIRAS VIVÊNCIAS COM AS DANÇAS: AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. (2025). Corpoconsciência, 29, e18847. https://doi.org/10.51283/rc.29.e18847