ADOLESCENTES FISICAMENTE ATIVOS E COM IMC NORMAL NÃO APRESENTAM NÍVEIS ADEQUADOS DE COORDENAÇÃO MOTORA
DOI:

Palavras-chave:
Desempenho Motor, Avaliação Funcional, Aptidão FísicaResumo
O objetivo do estudo foi verificar a associação entre coordenação motora, nível de atividade física (AF) e índice de massa corporal (IMC) em adolescentes e identificar possíveis diferenças no desempenho entre os sexos. A amostra foi constituída de 40 adolescentes, sendo 24 meninas e 16 meninos com média de idade de 11,65 ± 1,35 anos. Para avaliar a coordenação motora foi utilizado o teste Körperkoordinationstest Test Für Kinder (KTK). Para avaliação dos níveis de AF foi utilizado o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ). Por fim, para identificação do IMC foram realizadas medidas de massa corporal e estatura e a classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Não foram encontradas associações entre as variáveis coordenação motora, nível de AF e IMC. Contudo, quando avaliados os testes isolados, observa-se que as meninas apresentaram desempenho inferior nos saltos monopedal e lateral, quando comparadas aos meninos. Conclui-se que o nível de AF e o IMC não se associaram à coordenação motora da amostra estudada.
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