INCLUSÃO, INTERSECCIONALIDADE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA

O QUE DIZEM AS PESQUISAS?

Autores

  • Michele Pereira de Souza Fonseca michelepsf22@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Maria Luíza Mendes Santos professora.marialuizamendes@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Samara Silva samara.ufrj@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Monique Corte moniquecorte@gmail.com
    Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

10.51283/rc.28.e17990

Palavras-chave:

Interseccionalidade, Inclusão, Educação Física, Marcadores Sociais da Diferença

Resumo

Neste artigo objetivamos mapear as produções que articulam inclusão, interseccionalidade e marcadores sociais da diferença e quais ênfases apresentam, especialmente na área da Educação Física, porém nos permitimos olhar também para quais outras áreas tem se preocupado com essas relações em suas pesquisas. As buscas foram feitas no Scielo por congregar artigos de diferentes revistas em circulação, propondo assim, um Estado do Conhecimento (Santos, et al., 2020) ao optarmos por uma análise detalhada em um setor de publicações. De 46 produções encontradas, diversos marcadores sociais da diferença aparecem em interseção, mas sobretudo, notamos ênfases em gênero, raça e classe e pouca presença das questões vinculadas à deficiência. Na Educação Física essa discussão tem crescido nos últimos anos, mas ainda é pequena. Essas produções, apesar de pouco para um recorte de 10 anos em uma base de dados, representam um número importante por demonstrar preocupação com um tema candente socialmente.

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Fonseca, M. P. de S., Santos, M. L. M., Silva, S., & Corte, M. (2024). INCLUSÃO, INTERSECCIONALIDADE E MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA: O QUE DIZEM AS PESQUISAS?. Corpoconsciência, 28, e17990. https://doi.org/10.51283/rc.28.e17990

Edição

Seção

Seção Temática - EDUCAÇÃO FÍSICA E DIVERSIDADE