POSSIBILIDADES DE DISCUSSÃO SOBRE OS PROCESSOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO
AS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA REGIÃO SUL EM FOCO
DOI:
10.51283/rc.v25i3.12717Palavras-chave:
Inclusão, Formação Docente, Educação FísicaResumo
Este artigo objetiva analisar as disciplinas que compõem o currículo dos cursos de Licenciatura em Educação Física nas Universidades Federais da região sul do Brasil, verificando como se apresentam as possibilidades de discussão sobre os processos de inclusão/exclusão, em termos documentais. Apoiando-nos num conceito amplo de inclusão/exclusão, realizamos um mapeamento nesses cursos a fim de destacar como questões como deficiência, raça/etnia, gênero, faixa etária, sexualidade, classes sociais se apresentam nos documentos que regem as disciplinas. De acordo com os dados encontrados, foi possível elencar 3 categorias, sendo elas deficiência; gênero e diferenças. Neste artigo apresentaremos as discussões das 2 últimas. Com isso, constatamos algumas evidentes possibilidades de discussão contemplando inclusão e diferenças.
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