O CONHECIMENTO TÁTICO DE PRATICANTES DE FUTEBOL CONSIDERANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO TRADICIONAL

Autores

  • Alexsandro William dos Santos Franco alexsandrocampeo@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Schelyne Ribas schelys@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Paula Soares Francisco paulasoaresfrancisco@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso
  • Tatiane Mazzardo tatimazzardo@hotmail.com
    Faculdade Centro Mato-Grossense
  • Layla Maria Campos Aburachid laylabur@hotmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

10.51283/rc.27.e16593

Palavras-chave:

Futebol, Treinador, Iniciação Esportiva, Conhecimento Tático

Resumo

O estudo objetivou caracterizar o método de treinamento utilizado por um treinador e avaliar o conhecimento tático processual (CTP) de praticantes de futebol considerando a categoria, o tempo de prática junto ao treinador e a Avaliação Subjetiva do Treinador (AST). Participaram um treinador e 19 praticantes do sexo masculino das categorias Sub13 e Sub15. O estudo quali-quantitativo utilizou entrevista semiestruturada de aprofundamento, análise de conteúdo e comparação entre grupos (Teste T de student e ANOVA one way). Aplicou-se o TCTP:OE e os resultados evidenciaram a condução de um método de treinamento com características tradicionais e o CTP dos praticantes não se diferiu para categorias, tempo de prática e AST, apenas sendo superior para as ações táticas de ataque frente as de defesa para ambas as categorias. Conclui-se que o método de treinamento teve características tradicionais e a classificação do CTP da maioria dos praticantes de futebol foi fraca e regular.

Referências

ABURACHID, Layla Maria Campos; SILVA, Schelyne Ribas; GRECO, Pablo Juan. Nível de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva dos treinadores de futebol. Revista brasileira de futsal e futebol, v. 5, n. 18, ed. esp., p. 322-330, 2013.

ABURACHID, Layla Maria Campos e colaboradores. Perfil do conhecimento tático de crianças de 8 a 12 anos nos jogos esportivos coletivos. Coleção pesquisa em educação física, v. 13, n. 3, p. 91-98, 2014.

ABURACHID, Layla Maria Campos e colaboradores. Determination of the tactical athlete level of a high-performance tennis team and subjective assessment of the coach. Motricidade, v. 14, n. 2-3, p. 32-39, 2018.

ABURACHID, Layla Maria Campos e colaboradores. O desafio de ensinar esportes: aspectos pedagógicos a serem considerados na práxis. Corpoconsciência, v. 23, n. 3, p. 1222-133, 2019.

ARAÚJO, Nayanne Dias e colaboradores. Iniciação esportiva universal + escola da bola: impactos no conhecimento tático processual de escolares. Journal of physical education, no prelo.

ARIAS, Alexander Gil e colaboradores. Manipulación de los condicionantes de la tarea en Educación Física: Una propuesta desde la pedagogía no lineal. Retos, v. 29, p. 22-27, 2016.

CASAGRANDE, Cleber Garcia; CAMPOS, Luiz Antônio Silva. Esportes coletivos: análise na utilização dos métodos de ensino e treinamento no contexto da prática da educação física. Coleção pesquisa em educação física, v. 13, n. 1, p. 77-86, 2014.

CASTRO, Thaís Pereira e colaboradores. Coordenação com bola e conhecimento tático processual de crianças praticantes de futsal. Corpoconsciência, v. 21, n. 2, p. 52-66, 2017.

COSTA, Israel Teoldo e colaboradores. Sistema de avaliação tática no Futebol (FUT-SAT): desenvolvimento e validação preliminar. Motricidade, v. 7, n. 1, p. 69–84, 2011.

DALLEGRAVE, Eduardo José; BERNO, Cleusa Simon; FOLLE, Alexandra. Método situacional: aplicação nos treinamentos técnico-táticos de uma equipe de base do handebol feminino. Corpoconsciência, v. 21, n. 1, p. 100-113, 2017.

ERICSSON, K. Anders; HOFFMAN, Robert, R.; KOZBETH, Aaron. The cambridge handebook of expertise and expert performance. Cambridge University Press: New York, USA, 2006.

GONZÁLEZ, Isabel Parejo e colaboradores. Análisis de las diferencias en la priorización de contenidos de entrenamiento en baloncesto formativo en función de las características del entrenador. Un estudio de casos. Revista española de educación física y deportes, n. 407, p. 21-35, 2014.

GRECO, Pablo Juan. Evidência de validade do teste de conhecimento tático processual para orientação esportiva - TCTP: OE. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 29, n. 2, p. 313-324, 2015.

GURVITCH, Rachel; METZLER, Michael. Aligning learning activities with instructional models. Journal of physical education, recreation & dance, v. 84, n. 3, p. 30-37, 2013.

HOLT, Nicolas; STREAN, William; BENGOECHEA, Enrique García. Expanding the teaching games for understanding model: new avenues for future research and practice. Journal of teaching physical education, v. 21, n. 2, p.162-176, 2002.

MANZINI, Eduardo José. Considerações sobre a elaboração de roteiro para entrevista semiestruturada. In: MARQUEZINE, Maria Cristina; ALMEIDA, Maria Amélia; OMOTE, Sadao. (Orgs.). Colóquios sobre pesquisa em educação especial. Londrina, PR: Eduel, 2003.

MAZZARDO, Tatiane e colaboradores. Conhecimento tático declarativo e avaliação subjetiva do treinador no voleibol. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 26, n. 2, p. 129-135, 2018.

MAZZARDO, Tatiane e colaboradores. Intervenção pedagógica nos esportivos coletivos: uma revisão sistemática. Journal of physical education , v. 33, p. 1-20, 2022.

MEMMERT, Daniel. Diagnostik taktischer leistungskomponenten: spieltestsituationen und konzeptorientierte expertenratings. 2002. Tese (Doutorado em Ciências do Esporte). Universität de Heidelberg, Heidelberg, Alemanha, 2002.

MOREIRA, Pedro Emilio Drumond e colaboradores. Conhecimento tático processual de jogadores de futebol, futsal e futsal de 7: comparações. Conexões, v. 15, n. 2, p. 118-128, 2017.

MOREIRA, Valmo José Penna; MATIAS, Cristino Julio Alvea da Silva; GRECO, Pablo Juan. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz, v. 19, n. 1, p. 84-98, 2013.

PATTON, Michael Quinn. Qualitative evaluation & research methods: integrating theory and practice. 4. ed. California, USA: Sage, 2014.

PIZARRO, Alba Práxedes e colaboradores. Aplicación de un programa de intervención para mejorar la comprensión táctica en fútbol sala: un estudio en contexto educativo. Movimento, v. 22, n. 1, p. 51-62, 2016.

PRAÇA, Gibson Moreira; MORALES, Juan Carlos Perez; GRECO, Pablo Juan. Avaliação do comportamento tático individual de praticantes de futebol e futsal. Revista mineira de educação física, ed. esp., n. 9, p. 454-461, 2013.

PRAÇA, Gibson Moreira e colaboradores. Analysis of network properties and tactical behavior of U-17 soccer athletes with different tactical skills. Journal of physical education, v. 29, n. 1, p. 1-9, 2018.

RECHENCHOSKY, Leandro e colaboradores. Scoping review of tests to assess tactical knowledge and tactical performance of young soccer players. Journal of sports sciences, v. 39, n. 18, p. 2051-2067, 2021.

ROBINSON, Gema; O’DONOGHUE, Peter. A weighted kappa statistic for reliability testing in performance analysis of sport. International journal of performance analysis in sport, v. 7, n. 1, p. 12-19, 2007.

SILVA, Jorge Victor de Oliveira e colaboradores. Relação entre experiência e conhecimento tático processual em jovens jogadores de futebol. Kinesis, v. 36, n. 1, p. 84-93, 2018.

SILVA, Jorge Victor de Oliveira e colaboradores. Conhecimento tático declarativo e processual no futebol: análise nas categorias sub-14 e sub-15. Journal of physical education, v. 29, n. 1, e2974, 2018.

SILVA, Willian José Bordin e colaboradores. O conhecimento tático declarativo e processual em jovens atletas de basquetebol ao longo de uma temporada esportiva. Journal of physical education, v. 33, e3315, p. 1-10, 2022.

SILVA, Willian José Bordin e colaboradores. Objective and subjective assessment of declarative tactical knowledge among Young female basketball athletes throughout a season. Journal of physical education and sport , v. 6, e3315, p. 1-10, 2023.

SOUZA, Carlos Rhafael Braga Corrêa e colaboradores. Quais comportamentos táticos de jogadores de futebol da categoria sub-14 podem melhorar após 20 Sessões de treino? Revista brasileira de ciencias do esporte, v. 36, n. 1, p. 71–86, 2014.

TAQUES, Marcelo José; MADRID, Silvia Christina de Oliveira. O processo de ensino e aprendizagem do esporte na escola na perspectiva dos professores de educação física. Cinergis, v. 18, n. 3, p. 196-203, 2017.

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre, RS: Artmed, 2012.

WEIGEL, Peter; RAAB, Markus; WOLLNY, Rainer. Tactical decision making in team sports-a model of cognitive processes. International journal of sports science, v. 5, n. 4, p. 128-138, 2015.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Franco, A. W. dos S. ., Ribas, S., Francisco, P. S. ., Mazzardo, T., & Aburachid, L. M. C. (2023). O CONHECIMENTO TÁTICO DE PRATICANTES DE FUTEBOL CONSIDERANDO A APRENDIZAGEM POR MEIO DO ENSINO TRADICIONAL. Corpoconsciência, 27, e16593. https://doi.org/10.51283/rc.27.e16593

Edição

Seção

Seção Temática - ENSINO, VIVÊNCIA E APRENDIZAGEM DO FUTEBOL/FUTSAL

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)