HABILIDADES PARA VIDA E EXPERIÊNCIAS ESPORTIVAS POSITIVAS DE JOVENS FUTEBOLISTAS
DOI:
10.51283/rc.27.e16561Palavras-chave:
Psicologia do Esporte, Jovens Atletas, FutebolResumo
O presente estudo objetivou investigar as habilidades para vida e as experiências esportivas positivas de jovens futebolistas. Foram avaliados 104 jogadores das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-19 de um clube de futebol filiado à Federação Paranaense de Futebol, que compete a nível regional e estadual. Foram aplicados o Questionário da Experiência de Jovens no Esporte e a Escala de Habilidades Para a Vida no Esporte. Na análise dos dados foram empregados os testes U de Mann-Whitney, Coeficiente de Correlação de Spearman e Análise Correlacional de Redes. Não foram verificadas diferenças significativas na comparação das habilidades para vida e experiências esportivas positivas por tempo de experiência, nível competitivo e categoria (p > 0,05). As dimensões de experiências esportivas positivas e habilidades para vida apresentaram associações fracas (p < 0,05). Os jogadores avaliados relataram que o futebol contribui para as experiências esportivas positivas e também para a aquisição de habilidades para vida. As dimensões de habilidades para vida “Solução de Problemas” e “Liderança” são fatores centrais que contribuem para o desenvolvimento das demais dimensões.
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