ESPORTE, LAZER E BNCC

APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS (?)

Autores

  • Jederson Garbin Tenório

DOI:

10.51283/rc.v25i1.11817

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Esporte, Lazer, BNCC

Resumo

Esse estudo propõe a busca de aproximações do esporte dentro da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma perspectiva do contexto do lazer. A BNCC foi construída com uma visão de formação dos sujeitos voltados para atender o mercado de trabalho que tenciona com visão de esporte na perspectiva de uma educação para o lazer. Como percurso metodológico, fizemos uma pesquisa eminentemente qualitativa. Compreendemos que seja relevante a educação para o lazer, como incentivo a ambientes de aprendizagem de valores que contrapõe o modelo predominante existente nas aulas. Diante disso, propomos os Jogos Desportivos Coletivos (JDC), ao privilegiar o jogo, como ferramenta de aprendizagem de modalidades esportivas, dando ênfase ao diálogo, a participação, a ações coletivas em uma interface com o esporte enquanto atividade do contexto do lazer dentro da BNCC.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Tenório, J. G. (2021). ESPORTE, LAZER E BNCC: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS (?). Corpoconsciência, 25(1), 155-170. https://doi.org/10.51283/rc.v25i1.11817

Edição

Seção

Seção Temática - LAZER EM ESTUDOS E PESQUISAS