A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DE GINÁSTICA PARA TODOS

Autores

  • Kássia Mitally da Costa Carvalho kassiamitalli@gmail.com
    Universidade Federal do Ceará
  • Fernanda Raffi Menegaldo fernandaraffimenegaldo@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Maria Letícia Abud Scarabelim marialeticiascarabelim@gmail.com
    Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana de Toledo eliana.toledo@fca.unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas
  • Laurita Marconi Schiavon lauritas@fef.unicamp.br
    Universidade Estadual de Campinas

DOI:

10.51283/rc.v25i3.10957

Palavras-chave:

Educação Física, Ginástica, Coreografia

Resumo

Este estudo buscou mapear a produção de conhecimento sobre a composição coreográfica na área da Ginástica para Todos (GPT), identificando a incidência e viés com o qual essa temática é abordada pela literatura especializada. Para tal, realizamos uma revisão de literatura – do tipo “estado da arte” –, tendo como fonte os Anais das nove edições (2001-2018) do Fórum Internacional de Ginástica para Todos (FIGPT), além dos periódicos Capes, SportDiscus, ERIC, Scielo, Scopus, Sistema de Bibliotecas Unicamp e Google Acadêmico. Identificamos 50 publicações nos Anais do FIGPT acerca do tema, enquanto nas bases de dados foram identificadas apenas quatro publicações que tratavam especificamente sobre CC. Sendo as instituições às quais os autores se filiam, em sua maioria, do Sudeste, o material levantado indica que, embora a CC seja a principal forma de manifestação da prática da GPT, as produções acadêmico-científicas sobre o tema ainda se mostram incipientes, considerando os periódicos científicos. 

Referências

ALMEIDA, Tabata Larissa. Composição coreográfica coletiva e tematização como estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizagem da acrobacia coletiva. 2016. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.

ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; MACIAS, Céres Cemírames de Carvalho. Ginástica para todos: estado da arte dos artigos publicados em periódicos brasileiros no período de 1980 a 2018. Caderno de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 35-40, jan./ abr., 2020.

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. 3. ed. Unicamp: Campinas, SP, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 7. ed. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.

BENTO-SOARES, Daniela e colaboradores. Festival nacional de ginástica do Japão: panorama geral e tipologia das composições coreográficas. Conexões, v. 13, p. 127-143, mai., 2015.

BENTO-SOARES, Daniela; ALMEIDA, Tabata Larissa; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Autonomia, Criatividade e o processo de construção coletiva na ginástica para todos. Temas emergentes em ginástica para todos. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; GRANER, Larissa. Representação gráfica (notação) de coreografias de ginástica geral: o caso do “Movimentos Urbanos” do Grupo Ginástico Unicamp. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, IV, 2007. Anais... Campinas, SP: Unicamp, 2007.

BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Uma reflexão sobre o conceito de técnica na ginástica geral. In: PAOLIELLO, Elizabeth (Org.). Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte, 2008.

CAPES. Relatório sobre a pesquisa científica brasileira feita pela Clarivate Analytics, encomendado pela CAPES. 2017 Disponível em: <http://portal.andes.org.br/imprensa/noticias/imp-ult-992337666.pdf>. Acesso em: 08 de out., 2018.

CARBINATTO, Michele Viviene e colaboradores. Campos de atuação em ginástica: estado da arte nos periódicos brasileiros. Movimento, v. 22, n. 3, p. 917-928, jul., 2016.

CARBINATTO, Michele Viviene; REIS-FURTADO, Lorena Nabanete. Choreographic process in gymnastics for all. Science of gymnastics journal, v. 11, n. 3, p. 343-353, 2019.

CARVALHO, Kássia Mitally da Costa. Avanços e descontinuidades das ginásticas no Ceará (1996-2017) Campinas 2018. 2018. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2018.

CORRÊA, Marluce Raquel Decian; CORRÊA, Leandro Quadro; RIGO, Luiz Carlos. A pós-graduação na educação física brasileira: condições e possibilidades das subáreas sociocultural e pedagógica. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 41, n. 4, p. 359-366, 2018.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-272, ago., 2002.

FIG. Manual of gymnastics for all, 2016. Disponível em: <http://www.fig-gymnastics. com/publicdir/rules/files/en_Gymnastics%20for%20All%20Manual%20Edition%202016.pdf>. Acesso em 28 de fev., 2018.

GERLING, Ilona. Criando apresentações em grupo de ginástica para todos – os elementos da coreografia. In: BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; PAOLIELLO, Elizabeth (Orgs.). Ginástica para todos: um encontro com a coletividade. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte, MG: UFMG, 2008.

LIMA, Letícia Bartholomeu de Queiroz e colaboradores. A produção acadêmica em ginástica na pós-graduação em educação física das universidades estaduais de São Paulo. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 4, n. 1, p. 52-68, nov., 2015.

LOPES, Priscila Regina. "A gente abre a mente de uma forma extraordinária": potencialidades da pedagogia freiriana no desenvolvimento da ginástica para todos. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2008.

MATEU, Mercè; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. La lógica interna y los dominios de acción motriz de las situaciones motrices de expresión (SME). Emancipação, v. 11, n. 1, p. 129-142, 2011.

MENEGALDO, Fernanda Raffi, BORTOLETO, Marco Antonio Coelho Bortoleto. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, v. 32, n. 61, p. 01-17, jan./ mar., 2020.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos: primeiras reflexões sobre uma prática coletiva. Revista ALESDE, v. 9, n. 4, p. 313-325, dez., 2018.

OLIVEIRA, Michelle Ferreira de; IWAMOTO, Thiago Camargo; SOUZA, Lidia Acyole; TOLEDO, Eliana de. Desmitificando a cultura cerratense por meio da ginástica para todos: um estudo de caso do Grupo de Ginástica Cignus. Conexões, v. 16, n. 4, p. 433-449, out./ dez., 2018.

PALOMARES, Bárbara Raquel Agostini; FELIX, Maria Tatiana de Lima Rocha. A experiência da composição coreográfica em festivais de ginástica para todos (GPT) com alunos de ensino superior: a percepção dos coreógrafos. Coleção pesquisa em educação física, v. 14, n. 2, p. 7-14, mai., 2015.

PAOLIELLO, Elizabeth e colaboradores. Grupo Ginástico Unicamp: 25 anos. Campinas, SP: Unicamp, 2014.

PATRÍCIO, Tamiris. Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; CARBINATTO, Michele Viviene. Festivais de ginástica no mundo e no Brasil: reflexões gerais. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 199-216, jan./ mar., 2016.

PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio. A proposta de Ginástica Geral do Grupo Ginástico Unicamp. In: AYOUB, Eliana; SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de; PÉREZ GALLARDO, Jorge Sergio. Coletânea: Textos e sínteses do I e do II Encontros de Ginastica Geral. Campinas, SP: Gráfica Central-Unicamp, 1997.

PUBLIO, Nestor Soares. Evolução histórica da ginástica olímpica. Guarulhos, SP: Phorte, 2002.

ROCHA, Braulio. Diagramação e registro de coreografias do Grupo Ginástico Unicamp. Corpoconsciência, n. 13, p. 77-92, jan./ ago., 2004.

SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana de. Proposta de criação de uma ficha analítica de composições coreográficas na ginástica para todos: primeiros ensaios. Conexões, v. 13, p. 181-196, mai., 2015.

SCARABELIM, Maria Letícia Abud; TOLEDO, Eliana. Proposal of analytical records for choreographic compositions in gymnastics for all. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 30, n. 1, p. 159-170, mar., 2016.

SCARABELIM, Maria Letícia Abud. Um diagnóstico da formação de treinadores brasileiros que atuam na ginástica para todos. 2019. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2019.

SILVA, Helen Maria Rodrigues e colaboradores. O processo de esportivização das práticas ginásticas: particularidades da Ginástica para todos. Acción Motriz, v. 26, p. 52-63, 2021.

SOUZA, Elizabeth Paoliello Machado de. Ginástica geral: uma área do conhecimento da educação Física. 163f. 1997. Tese (Doutorado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1997.

TOLEDO, Eliana de; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene. Fundamentos da ginástica para todos. In: NUNOMURA, Myrian (Org.) Fundamentos das ginásticas. 2. ed. Várzea Paulista, SP: Fontoura, 2016.

TOLEDO, Eliana de. A nomeação das formações coreográficas: praticidade e significados. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, III, 2005. Anais... Campinas, SP: SESC Campinas; FEF/Unicamp, 2005a.

TOLEDO, Eliana de. O papel da universidade no desenvolvimento da Ginástica Geral no Brasil. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, III, 2005. Anais... Campinas, SP: SESC Campinas; FEF/Unicamp, 2005b.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Como Citar

Carvalho, K. M. da C., Menegaldo, F. R., Scarabelim, M. L. A., Toledo, E. de, & Schiavon, L. M. (2021). A COMPOSIÇÃO COREOGRÁFICA NAS PRODUÇÕES ACADÊMICO-CIENTÍFICAS DE GINÁSTICA PARA TODOS. Corpoconsciência, 25(3), 1–17. https://doi.org/10.51283/rc.v25i3.10957