Relaciones de género: notas de una experiencia de intervención en la escuela

Autores/as

DOI:

10.48074/aceno.v8i18.13732

Resumen

Objetivamos, com esse relato, compartilhar a experiência de uma oficina-intervenção realizada em uma escola de educação básica de ensino público, no diálogo com os operadores conceituais das diferenças de gênero e sexualidades, numa perspectiva interseccional. Tomando como território o chão da escola, inspiramo-nos na cartografia e nos conceitos de processualidade, devir e afecção, cunhados por autores como Deleuze e Guattari. Com base na perspectiva da Psicologia Escolar e Educacional Crítica e da Psicologia Histórico-Cultural, distanciamo-nos de práticas que individualizam a queixa escolar na criança, estudante, de modo a considerar as relações construídas no processo de escolarização. A partir da demanda de uma professora do quarto ano, acerca de uma criança, estudante que borrava as fronteiras de gênero socialmente predominantes, foi construída a oficina-intervenção, pensando, sobretudo, no envolvimento institucional em relação às questões de gênero postas na escola. Diante da experiência relatada, arriscamos, ao final, delinear quatro pistas que repensam práticas pedagógicas na direção de novas formas de relações de gênero, (re)inventando a própria noção de infâncias.

Palavras-chave: Infância. Sexualidades. Gênero. Queja de la Escuela.

Biografía del autor/a

Simone Vieira de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação e licenciatura em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1995). Especialização em Psicologia e Saúde Coletiva pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1996). Formação Clínica em Gestalt-Terapia pelo Centro de Estudos e Formação em Gestalt-Terapia do Paraná (1998); mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2003); doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013) e pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2021). Trabalhou como psicóloga clínica dentro do contexto hospitalar e consultório de 1996 a 2013. Professora Adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino, do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional (LAPEE) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Violências (NUVIC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve trabalhos e pesquisas nas seguintes áreas e/ou temas: psicologia escolar e educacional, infância, trajetórias de escolarização e medicalização da educação.

Ematuir Teles de Sousa, Faculdade Guilherme Guimbala e Faculdade Bom Jesus IELUSC

Doutorando e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2017); Especialista em Psicologia Clínica Gestáltica pelo Instituto Granzotto de Psicologia (2017); Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Sul de Santa Catarina - Campus Grande Florianópolis (2013); Possui Formação em Gênero e Sexualidade pela UFSC (2013). Foi Conselheiro Presidente da Comissão de Direitos Humanos e membro da diretoria do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina - CRP-12 (Gestão 2016-2019); Integra a Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (Gestão 2017-2019 e Gestão 2020-2022) ; Professor do curso de formação plena em Gestalt-terapia no Instituto Granzotto de Psicologia Clínica Gestáltica. Professor do curso de Psicologia na ACE - Faculade Guilherme Guimbala (Joinville). Professor do Curso de Psicologia do IELUSC (Joinville); Possui experiência e desenvolve palestras na área de Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Direitos Humanos, Gênero e Sexualidades, Gênero e Educação, Despatologização das Travestilidades e Transexualidades. Atua como psicólogo clínico.

Publicado

2022-09-12