Políticas públicas, COVID-19 y los Consejos de Tutela de Novo Hamburgo (RS): miradas a través de la etnografía

Autores/as

  • Bárbara Birk de Mello barbarabmello@gmail.com
    Universidade Feevale
  • Norberto Kuhn Junior nkjunior@feevale.br
    Universidade Feevale
  • Margarete Fagundes Nunes nunes.margarete@gmail.com
    UFRGS
  • Everton Rodrigo Santos evertons@feevale.br
    Universidade Feevale

DOI:

10.48074/aceno.v9i20.13376

Resumen

El Estatuto da Criança e do Adolescente es central cuando hablamos de políticas públicas para niños y jovenes en Brasil y uno de sus puntos es la creación de consejos de tutela. En este estudio, la pregunta principal es: ¿cómo se operacionalizan las políticas públicas en el cotidiano del Consejo de Tutela de Novo Hamburgo Región 1 y de Región 2? Para ello, se realizó una revisión narrativa de la literatura y un ejercicio etnográfico en la sede de los Consejos de Tutela de Novo Hamburgo durante uno periodo de impacto masivo de la COVID-19.

Biografía del autor/a

Norberto Kuhn Junior, Universidade Feevale

Doutor em Ciências da Comunicação pela UNISINOS e professor do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e do Mestrado Profissional em Industria Criativa da Universidade Feevale.

Margarete Fagundes Nunes, UFRGS

Doutora em Antropologia Social pela UFSC. Atualmente atua como pesquisadora associada do BIEV/UFRGS.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Fez estágio Pós-Doutoral em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2013, é Doutor (2005) e Mestre (1996) na mesma área pela (UFRGS). Professor Titular e Permanente na Universidade Feevale no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Diversidade Cultural e Inclusão Social, na linha de pesquisa de Inclusão Social e Políticas Públicas.

Publicado

2022-11-18

Número

Sección

Artigos Livres