“Ele é negro, ele é santo, é bonito”: imagens de devoção a São Benedito, em Cuiabá, MT.

Authors

  • Flávia Carolina da Costa flaviacarolinac@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-4101-8632
  • Aparecida Josefa Cruz Butzke aparecidacruz2000@gmail.com
    Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

DOI:

10.48074/aceno.v11i25.16514

Abstract

O presente ensaio fotográfico faz parte da pesquisa “Patrimônio cultural das populações negras da região central de Cuiabá: memória e turismo”, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e desenvolvido pelo Caleidoscópio – Núcleo de Estudos de Cultura Popular (CNPq). O foco da pesquisa apoiada pela FAPEMAT é analisar questões relativas ao patrimônio cultural da área central de Cuiabá, sobretudo do entorno da Igreja de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário, com seus símbolos, patrimônio e potencial turístico. O objetivo deste ensaio, por sua vez, é destacar a importância da devoção a São Benedito, com registros da Lavagem das Escadarias da Igreja e da Festa em homenagem ao santo feitos em julho de 2023.

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um bem tombado e protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), como um Espaço de Memória, desde 1992. Embora a data de construção da Igreja se refira ao ano de 1730, registros históricos associam pequenos festejos populares e secretos em homenagem a São Benedito acontecendo pela cidade, principalmente nos arredores do Beco do Sebo, atualmente denominado Praça da Mandioca, desde 1722. A forte devoção a São Benedito associada à população negra escravizada que vivia no antigo Arraial da Forquilha – como primeiramente foi denominada a cidade de Cuiabá – traz à tona aspectos definidores sobre como uma memória negra atualizada no presente pode se entrelaçar com a valorização cultural, a partir da celebração da arte e das manifestações religiosas sincretizadas.

Author Biography

Aparecida Josefa Cruz Butzke, Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT

Aluna de graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT. Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMAT) no projeto “Patrimônio cultural das populações negras da região central de Cuiabá: memória e turismo”, com orientação da Profa. Dra. Flávia Carolina da Costa.

Published

2024-09-02

Issue

Section

Ensaios Fotográficos