Candomblé School: an episteme of Egbé Onigbadamu for a terreiro1 pedagogy

Authors

  • Júlio Cesar de Souza Moronari jmoronari@gmail.com
    Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Adeir Ferreira Alves adeir.liceu@gmail.com
    NEAB/UnB, GEPPHERG/UnB, SEEDF
  • Cátia Candido da Silva catiacandido77@yahoo.com.br
    UnB, SEEDF

Abstract

Following the Afro literature referenced, Candomblé Escola is a terreiro pedagogy – insurgent and enchanted – that seeks to strengthen the founding principles of axé2 and to free itself from colonial traps. Therefore, this text presents the fundamental aspects that compose such knowledge in terms of: origin, history of Candomblé in Brasilia and around the Federal District (where the "XXX" is located, the courtyard where the Candomblé School was created); as well as presenting the aspects of orality, memory and other elements that compose and move this terreiro episteme.

Author Biographies

Júlio Cesar de Souza Moronari, Secretaria de Educação do Distrito Federal

(Babá Logunce): Mestre em Artes Cênicas (UnB), Licenciado em Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes), Licenciado em Dança (IFB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF (atualmente, exerce o cargo de Subsecretário de Planejamento Acompanhamento e Avaliação-Suplav da SEEDF; Conselheiro com cadeira nata no Conselho de Educação do Distrito Federal). Sacerdote  de  religião de matriz africana do Egbé Onigbadamú.

Adeir Ferreira Alves, NEAB/UnB, GEPPHERG/UnB, SEEDF

(Abian): Doutorando em Metafísica (UnB), Mestre em Direitos Humanos e Cidadania (UnB), Especialista em Filosofia Existencial (UCB), Especialista em Multiletramentos (Univ. Gama Filho), Psicopedagogo Clínico e Institucional (Fac. Jesus Maria e José), e Bacharel e Licenciado em Filosofia (Instituto Santo Tomás de Aquino). Pesquisador do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História, Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero-GEPPHERG-FE/UnB e membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro-NEAB/UnB. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF.

Cátia Candido da Silva, UnB, SEEDF

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), Psicopedagoga Clínica e Institucional (UnB), Graduada em Pedagogia com habilitações em Educação Especial e Orientação Educacional (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF.

Published

2024-02-10