The CHILD AND A WHOLE LIVING WORLD: COMPOSITIONS TO THINK EDUCATION

Authors

DOI:

10.48074/aceno.v8i16.11095

Abstract

In this paper we delineate philosophical and anthropological perspectives along with the children’s invitation, in a search for reactivating cosmovision and animating experiences of thought. Thus, we present brief lines of possibilities, traced under the light of the current national guidelines in Children’s Education, fostering agency which may trigger other ways of perceiving and conceiving educational situation with children. There lies the potency of a connective bound that allows us to maintain the ability to produce contagious alliances with everything: human and non-human beings, things, gestures, transformations, words and ideas. To explore inexhaustibly the experience of accepting the invites for inhabiting a becoming-child that animates and activates the ongoing experimentation with a whole living world and that born continually.

Author Biographies

Alice Dalmaso, UFSM

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestre e Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), também pela UFSM. Realizou Pós-doutorado no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp (2020), junto ao Grupo de Pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações, pesquisando a potência de operar com composições de escrita que perambulam por instâncias de um comunicar/divagar-criança, contaminada por perspectivas antropológicas, filosóficas, artísticas e educacionais. Atua como Professora Adjunta do Departamento de Metodologia do Ensino, do Centro de Educação (MEN-CE), da Universidade Federal de Santa Maria, junto ao Laboratório de Metodologia de Ensino do Centro de Educação (LAMEN-CE), ministrando disciplinas em cursos de Licenciatura (Ciências Biológicas, Pedagogia e Educação Especial). Aposta em criar estratégias de aprender e ensinar ciências e biologia a partir da produção de vínculos com o pensamento das artes, da filosofia, da antropologia, e por outros tantos saberes e ofícios múltiplos e diversos. Desenvolve estes estudos no encontro com obras e pensadores que atentam aos processos autoformativos do sujeito e sua interface com as Filosofias da Diferença. Fundadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação ? FIANDAR (CNPQ), procura operá-lo como um modo de habitar a universidade, produzindo zonas e modos Fiandográficos de pesquisa e docência: atenção à vida e aos infinitos modos de existências, humanos e não-humanos, os quais nos colocam a aprender novos modos de relação com o mundo e com a educação. Também é membro pesquisadora do Grupo de Pesquisas multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências, educações e comunicações, do(a) Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC-CNPQ).

Fernanda Monteiro Rigue

Doutora (2020) e Mestra (2017) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) (2020). Licenciada em Química pelo Instituto Federal Farroupilha (2015). Assessora, consultora e formadora na Empresa Aura Assessoria Educacional e Institucional. Atuou como representante discente da Linha de Pesquisa 1: Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Comissão Colegiada do PPGE (12-2018/12-2019). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Fiandar/UFSM (Ciências Humanas e Educação); do Grupo de Pesquisa FILJEM (Filosofia, Cultura e Educação); do Grupo de estudos sobre Universidade (GEU-UFSM) e Grupo de Pesquisa Aplicada em Educação, Ambiente e Saúde. Tem interesse nos temas: Formação de Professores, Educação-Ensino de Ciências-Química no Brasil e Historicidade da Educação

Published

2021-11-26