Contracolonialismo digital como método psicanalítico: conversações, escrevivências e mídias populares

Autores

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15623

Resumo

Este artigo discute o enfrentamento da necropolítica e do colonialismo digital a partir de um uso contracolonial das mídias populares. Apresentamos a experiência do Portal Favelas na construção de uma rede de comunicação popular como forma de se contrapor à violência de Estado. Articulamos a noção de testemunho com uma leitura psicanalítica de políticas de reparação, tecendo uma proposta metodológica que utiliza conversações psicanalíticas e escrevivências como forma de amplificar vozes silenciadas e transmitir experiências insurgentes através de mídias comunitárias.

Biografia do Autor

Mariana Mollica, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Psicanalista. Foi professora substituta do Instituto de Psicologia da UFRJ (2016-2018), é pós-doutora (PNPD/CAPES 2018 a 2022) e pós-doutoranda Sênior da FAPERJ pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Psicanalítica da UFRJ. Editora executiva da Revista Ágora, coordenadora do GT da ANPEPP “Psicanálise, Política e Cultura, integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica e da diretoria do Portal Favelas. Autora do livro O RISO na clínica das psicoses (7letras, 2006) e co-organizadora da coletânea: Fora do armário: a realidade sexual do inconsciente (Appris, 2022).

Fábio Santos Bispo, Universidade Federal do Espírito Santo

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Líder do Grupo de Pesquisa Psicanálise: Clínica e Laço Social e integrante do Coletivo Ocupação Psicanalítica e da Rede de Internacional de Investigação em Criminologia e Psicanálise (RIICa). Autor dos livros Ética da contingência: a lógica da ética da psicanálise (Juruá, 2012) e Morte violenta: modalidades de apresentação no laço social (CRV, 2018).

Downloads

Publicado

2024-02-10

Edição

Seção

Dossiê Temático Feitiços e Encantamentos do Contemporâneo