Por uma docência menor: escritas e escritos na produção de um lugar chamado “professor”

Autores

  • Mateus Dias Pedrini betebarros@uol.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo https://orcid.org/0000-0001-7261-2442
  • Maria Elizabeth Barros de Barros betebarros@uol.com.br
    Universidade Federal do Espírito Santo/ Departamento de Psicologia

DOI:

10.48074/aceno.v10i24.15615

Resumo

O presente artigo busca conhecer o ofício docente como um processo ativo capaz de criar caminhos para a compreensão do que se passa na experiencia de professoras e professores e das inventividades que vão além de conteúdos pré-estabelecidos, formações pedagógicas ou currículos esperados. Trata-se de docência menor acontecendo que, como na literatura menor pensada por Deleuze e Guatarri (2003), é política e seu valor se faz no que está pulsando nas forças e tensões do coletivo. Como no monstruoso inseto em que se transforma Gregor Samsa na novela de Kafka, é preciso conhecer esse estranho ser que docentes se transformam ao entrarem em sala de aula, esse precário que toma espaço nesse lugar menor ocupado pelo chamado “professor”. Dessa forma, é na escrita que é possível conhecer como são produzidas docências, já que os impasses podem ser feitos, pensados, discutidos, reterritorializados a partir dessa produção. O convite, portanto, é para criação de histórias bonitas, possíveis, pensantes e reflexivas a partir de uma docência menor...

Biografia do Autor

Mateus Dias Pedrini, Universidade Federal do Espírito Santo

Psicólogo, mestre em Psicologia Institucional e doutorando em Psicologia Institucional pela UFES

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Publicado

2024-02-10