Candomblé Escola: uma episteme do Egbé Onigbadamu para uma pedagogia de terreiro

Autores

  • Júlio Cesar de Souza Moronari jmoronari@gmail.com
    Secretaria de Educação do Distrito Federal
  • Adeir Ferreira Alves adeir.liceu@gmail.com
    NEAB/UnB, GEPPHERG/UnB, SEEDF
  • Cátia Candido da Silva catiacandido77@yahoo.com.br
    UnB, SEEDF

Resumo

Inscrevendo-se na literatura afrorreferenciada, o Candomblé Escola é uma pedagogia de terreiro – insurgente e encantada – que busca fortalecer os princípios fundacionais do axé e se desvencilhar de armadilhas coloniais. Portanto, apresenta-se nesse texto os aspectos fundamentais que compõe esse saber em termos de: origem, história do candomblé de Brasília e Entorno do Distrito Federal (onde se localiza o Egbé Onigbadamu , terreiro no qual foi criado o Candomblé Escola); bem como apresenta os aspectos da oralitura, memória e outros elementos que compõe e que movimenta essa episteme de terreiro.

Biografia do Autor

Júlio Cesar de Souza Moronari, Secretaria de Educação do Distrito Federal

(Babá Logunce): Mestre em Artes Cênicas (UnB), Licenciado em Artes Cênicas (Faculdade de Artes Dulcina de Moraes), Licenciado em Dança (IFB). Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF (atualmente, exerce o cargo de Subsecretário de Planejamento Acompanhamento e Avaliação-Suplav da SEEDF; Conselheiro com cadeira nata no Conselho de Educação do Distrito Federal). Sacerdote  de  religião de matriz africana do Egbé Onigbadamú.

Adeir Ferreira Alves, NEAB/UnB, GEPPHERG/UnB, SEEDF

(Abian): Doutorando em Metafísica (UnB), Mestre em Direitos Humanos e Cidadania (UnB), Especialista em Filosofia Existencial (UCB), Especialista em Multiletramentos (Univ. Gama Filho), Psicopedagogo Clínico e Institucional (Fac. Jesus Maria e José), e Bacharel e Licenciado em Filosofia (Instituto Santo Tomás de Aquino). Pesquisador do Grupo de Estudos em Políticas Públicas, História, Educação para as Relações Étnico-Raciais e de Gênero-GEPPHERG-FE/UnB e membro do Núcleo de Estudos Afrobrasileiro-NEAB/UnB. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF.

Cátia Candido da Silva, UnB, SEEDF

Doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), Mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB), Psicopedagoga Clínica e Institucional (UnB), Graduada em Pedagogia com habilitações em Educação Especial e Orientação Educacional (UnB). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal-SEEDF.

Downloads

Publicado

2024-02-10