Direito às diferenças em detrimento da “ideologia de gênero”: resistências cotidianas na educação

Autores

  • Rafaela Oliveira Borges rafaelaoborges@hotmail.com
    UFSM

DOI:

10.48074/aceno.v9i21.13770

Resumo

Este artigo explora a contingência da polêmica em torno da categoria acusatória da “ideologia de gênero” que implicou na supressão das questões de gênero e sexualidade de diversos planos de educação brasileiros. Apesar da eficácia da referida categoria em leis proibicionistas, busco tornar evidente agenciamentos de atores sociais que promovem o direito às diferenças. Sugiro que a genealogia e impactos já explorados em torno da categoria convidam-nos a novas agendas de pesquisa, compromissadas com práticas em prol da diversidade que negociam, contestam e subvertem o contexto de cruzada moral na educação.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Dossiê: Educação, Políticas Públicas, Processos Formativos e Direito à Diferença