Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância: a construção do MP-CompEAD

Autores

  • Patricia Alejandra BEHAR pbehar@terra.com.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Daisy SCHNEIDER daisy.schneider@ufrgs.br

DOI:

10.29286/rep.v25i59/2.3832

Palavras-chave:

Palavras-chave, Modelos Pedagógicos. Arquitetura Pedagógica. Competências. Educação a Distância.

Resumo

Este artigo trata dos modelos pedagógicos e seus elementos constituintes, destacando a arquitetura pedagógica no contexto da Educação a Distância. Além disso, são descritas as competências necessárias à prática pedagógica em tal contexto. A partir desses conceitos, apresenta-se um estudo de caso sobre a construção e validação de uma proposta de modelo pedagógico baseado em competências focado para professores e tutores em EAD, intitulado MP-CompEAD. Por fim, expõem-se os resultados, evidenciando as suas contribuições no processo de construção de competências.

Palavras-chave: Modelos Pedagógicos. Arquitetura Pedagógica. Competências. Educação a Distância.

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Biografia do Autor

Patricia Alejandra BEHAR, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora Titular do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação. Endereço institucional: Av. Paulo Gama, 110 (Prédio 12105), 4° andar, sala 401, Porto Alegre-RS, Brasil. CEP: 90.040-060, Tel.: (51) 3308 3901. Email: <pbehar@terra.com.br>.

Daisy SCHNEIDER

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Colaboradora do Núcleo de Tecnologia Digital aplicada à Educação (NUTED). Técnica em Assuntos Educacionais da UFRGS. Av. Protásio Alves, 297, 3º andar, Porto Alegre-RS, Brasil. CEP: 90.410-000, Tel.: (51) 3308 2024. Email: <daisy.schneider@ufrgs.br>.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

BEHAR, P. A.; SCHNEIDER, D. Modelos Pedagógicos e Competências em Educação a Distância: a construção do MP-CompEAD. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 25, n. 59/2, p. 504–524, 2016. DOI: 10.29286/rep.v25i59/2.3832. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/3832. Acesso em: 18 abr. 2024.