Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line

Autores

  • Marilce da Costa Campos RODRIGUES marilcedacostacamposrodrigues@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos http://www.ufscar.br
  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues REALI alinereali@gmail.com
    Universidade Federal de São Carlos

DOI:

10.29286/rep.v22i50.1236

Palavras-chave:

Narrativas docentes. Desenvolvimento profissional. Formação continuada a distância.

Resumo

O artigo apresenta algumas reflexões, a partir das narrativas das professoras colaboradoras, que atuam em escolas públicas municipais brasileiras, sobre um programa de formação-investigação on-line com foco no que seus alunos devemaprender e elas devem saber para ensiná-los. O estudo pauta-se metodologicamente em um referencial construtivo-colaborativo de investigação. As narrativas dos docentes demonstram como resultados alguns impactos na prática docente que potencializaram o desenvolvimento profissional, e, consequentemente, podem acontecer alterações nos processos de ensinar e aprender.

Downloads

Biografia do Autor

Marilce da Costa Campos RODRIGUES, Universidade Federal de São Carlos

Professora da Rede Municipal de Educação de Cuiabá e Várzea Grande-MT e Doutora em Educação pelaUFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa Formação Básica e Continuada de Professores/UFSCar e Grupode Estudos e Pesquisas em Política e Formação Docente: Educação Infantil, Fundamental e Superior/UFMT. Rua Brigadeiro Eduardo Gomes, 1230, Residencial Veneza VIII, apto 04, Costa Verde, VárzeaGrande-MT.

Aline Maria de Medeiros Rodrigues REALI, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Psicologia pela USP. Professora Titular do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas daUFSCar. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação Básica e Continuada de Professores. Av. MiguelDamha, 1000, casa 9, São Carlos-SP.

Referências

BRASIL. MEC/INEP. Dicionário de indicadores educacionais: fórmulas de cálculos. Coordenação geral de sistemas integrados de informações educacionais. Brasília, DF, 2004. Disponível em: Acesso em: 23 nov. 2009.

BUENO, Belmira Oliveira et al. História de vida e autobiografias na formação de professores e profissão docente (Brasil, 1985-2003). Educação e Pesquisa, São

Paulo, v. 32, n. 2, p. 385-410, 2006.

______. Docência, memória e gênero: estudos alternativos sobre a formação de

professores. Psicologia USP, São Paulo, v. 4, n.1-2, p. 299-318, 1993.

CLARK, Caroline. et al. Collaboration as dialogue: teacher and researchers

engaged in conversation and professional development. American Educational Research Journal, Washington, DC, v. 1, n. 33, p. 193-231, 1996.

COLE, ArdraL.; KNOWLES, J. Gary. Teacher Development partnership research: a focus on methods and issues. American Educational Reasearch Journal, Washington, DC, v. 3. n. 30, p. 473-495, 1993.

CUNHA, Maria Isabel. Conta-me agora! As narrativas como alternativas

pedagógicas na pesquisa e no ensino. Revista da Faculdade de Educação, São Paulo,

v. 23, n. 1-2, 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-

&script=sci_arttext>. Acesso em: 20 fev. 2009.

DARLING-HAMMOND L. The right to learn: a blueprint for creating

schools that work. San Francisco: Jossey-Bass Publishers, 1997.

DEMARTINI, Zeila de Brito Fabri. Das histórias de vida às histórias de

formação. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina

Venancio. (Org.). História de vida e formação de professores. Rio de

Janeiro: Quarter; FAPERJ, 2008. p. 39-64.

DOMINICÉ, Pierre. A biografia educativa: instrumento de investigação para

a educação de adultos. In: NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias. (Org.). O

método (auto) biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

p. 143-154.

FUSARI, José Cerchi. Formação contínua dos educadores na escola e outras

instituições. In: BRUNO, Eliane Bambini; ALMEIDA, Laurinda Ramalho;

CHRISTOV, Luiza Helena. O coordenador pedagógico e a formação

docente. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

GALVÃO, C. Narrativas em educação. Ciência & Educação, Bauru, v. 11,

n. 2, p. 327-345, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ciedu/

v11n2/12.pdf>. Acesso em: 20 set. 2009.

GARCIA, Carlos Marcelo. Formação de professores para uma mudança

educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

HUBERMAN, Michäel. O ciclo de vida profissional dos professores. In:

NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

p. 31-61.

JOSSO, Marie-Christine. Experiências de vida e formação. Lisboa:

EDUCA, 2002.

JOSSO, Marie-Christine. História de vida e projeto: a história de vida como

projeto e as “histórias de vida” a serviço de projetos. Educação e Pesquisa,

São Paulo, v. 25, n .2, p. 11-23, 1999.

MIZUKAMI, Maria da Graça. A pesquisa sobre formação de professores:

metodologias alternativas. In: BARBOSA, Raquel. (Org.). Formação de

educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

______. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman.

Revista Educação – Centro de Educação, Santa Maria, v. 29, n. 02, p. 33-49, 2004. Disponível em: <http://coralx.ufsm.br/revce/revce/2004/02/r3.htm>.

Acesso em: 25 nov. 2009.

Aprendizagem da docência: professores formadores. Revista

E-CURRICULUM, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 01-18, 2005-2006. Disponível

em: <http://www.pucsp.br/ecurriculum>. Acesso em: 15 set. 2011.

______. Educação a distância: aprendizagens e desaprendizagens. In: PINHO,

Sheila Zambello de. (Org.). Formação de educadores: o papel do educador e

sua formação. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 309-332.

MIZUKAMI, Maria da Graça.et al. Escola e aprendizagem da docência:

processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002.

NÓVOA, Antonio. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995.

NÓVOA, Antonio; FINGER, Mathias. (Org.). O método (auto) biográfico

e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, 1988.

REALI, Aline M. de M. R. “Indicadores educacionais, professores e a

construção do sucesso escolar”. Ensaio: avaliação de políticas públicas em

educação, Rio de Janeiro, v. 9, n. 30, p. 79-107, jan./mar. 2001.

______. Indicadores de desenvolvimento profissional da docência:

construção e avaliação. 2009. Projeto de pesquisa, Universidade Federal de

São Carlos/ São Paulo. CNPq, 2009.

REALI, Aline M. de M. R. et al. “Qual a base de conhecimento que meu

aluno deve ter?”: uma experiência de ensino e aprendizagem de construção

de indicadores educacionais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos,

Brasília, DF, v. 85, n. 209/210/211, p .67-84, jan./dez. 2004.

RINALDI, Renata Portela; DAL-FORNO, Josiane Pozzatti; REALI, Aline Maria de

Medeiros Rodrigues. Programa de desenvolvimento profissional online para formadores

em início de carreira na educação básica. In: ANPED 2009. Anais... Caxambu-MG,

Disponível em: <http://www.anped.org.br>.Acesso em: 30 nov. 2009.

RODRIGUES, M. da C. C. Os indicadores de desenvolvimento profissional de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental nas

redes públicas municipais brasileiras. 2009. 20f. Projeto de pesquisa de

Doutorado. Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação

em Educação. São Carlos, 2009. Inédito.

SHULMAN, Lee S. Those who understand: knowledge growth in teaching.

Educational Researcher, Washington, DC, v. 2, n. 15, p. 4-14, 1986.

__________. Knowledge and teaching: foundations of the new reform.

Harvard Educational Review, Cambridge, v. 1, n. 57, p. 1-22, 1987.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas

de formação de professores. Rio de janeiro: DP&A; Salvador: UNEB, 2006.

SOUZA, Elizeu Clementino de; MIGNOT, Ana Chrystina Venancio. (Org.).

História de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quarter; FAPERJ, 2008.

Downloads

Publicado

2013-09-13

Como Citar

RODRIGUES, M. da C. C.; REALI, A. M. de M. R. Reflexões sobre a base de conhecimento para o exercício da profissão docente: narrativas das professoras colaboradoras de um programa de formação continuada on-line. Revista de Educação Pública, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 643–663, 2013. DOI: 10.29286/rep.v22i50.1236. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1236. Acesso em: 24 nov. 2024.