O BRINCAR DANÇANTE: A CRIANÇA E SUA INERENTE NECESSIDADE DE BRINCAR E SE-MOVIMENTAR PELA DANÇA

Autores

  • Taise Motta Rensch da Silva taise.motta@outlook.com
    Universidade Federal de Santa Maria
  • Elenor Kunz elenkunz@terra.com.br
    Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Criança, Brincar e Se-Movimentar, Brincar dançante

Resumo

O presente estudo tem como foco as crianças, o mundo de vida e o mundo de movimento, seu brincar e se-movimentar em tempos de tecnologias e falta de tempo de Ser Criança. Nesse cenário questionamos se as crianças ainda têm tempo para brincar e se-movimentar livremente. Objetivamos investigar a possibilidade de um “brincar dançante” para reintroduzir a criança nesse mundo do brincar e se-movimentar, considerada a opressão cotidiana de muitas crianças para se tornarem adultos produtivos, e a perda gradativa de uma de suas necessidades vitais, o brincar e se-movimentar. Realizamos uma Pesquisa Teórica. Colocamos em discussão o brincar da criança que não possui tempo para brincar e se-movimentar. Não buscamos solucionar esse problema, mas alertar adultos, professores e instituições infantis, considerando o Ser Criança na sua essência, valorizando potencialidades e possibilidades, através do brincar e se-movimentar que pode ser (re)introduzido por um “brincar dançante”.

Biografia do Autor

Taise Motta Rensch da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Educação Física

Referências

CHOMSKY, Noam. O conhecimento da língua. Sua natureza, origem e uso, Lisboa: Caminho, 1994.

COLETO, Daniela Cristina. A importância da arte para a formação da criança.

Revista Conteúdo. Capivari, v.1, n.3, jan./jul. 2010.

HIRLER, S. Kinder brauchen Musik, Spiel und Tanz: Rhytmik als ganzheitliches Bildungsangebot in der frühkindlichen Erziehung. In: Frühe Kindheit – die erste sech Jahre. 8. Jg., Heft 4, p. 8-13. Deutsche Liga für Kind. 2005. (tradução de Elenor Kunz).

HEIJ, Peter. Begründungen eine Verantwortungs Bewegungsunterricht. Budel: Damon, 2006. (Tradução do holandês para o alemão por Andreas H. Trebels, em 2009, e do alemão para português por Elenor Kunz, em 2014).

KUNZ, Elenor (org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. 2 ed. ampl. Ijuí: Unijuí, 2017.

KUNZ, Elenor (org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.

KUNZ, Elenor. Transformação didático-pedagógica do Esporte. 4ª ed. Ijuí: Unijuí, 2001.

KUNZ, Elenor; COSTA, Andrize Ramires. A imprescindível e vital necessidade da criança: “Brincar e Se-Movimentar”. In: KUNZ, E. (Org). Brincar e se-movimentar: tempos e espaços de vida da criança. Ijuí: ed. Unijuí, 2015.

MATURANA, Humberto; VERDEN-ZÖLLER, Gerda. Brincar: o caminho desenhado. In: MATURANA, H; VERDEN-ZÖLLER, G. Amar e brincar: fundamentos esquecidos do humano. São Paulo: Palas Athena, 2004.

OAKLANDER, Violet. Descobrindo Crianças, a abordagem gestáltica com crianças e adolescentes. São Paulo: summus editorial, 1980.

Downloads

Publicado

2019-04-03

Como Citar

Silva, T. M. R. da, & Kunz, E. (2019). O BRINCAR DANÇANTE: A CRIANÇA E SUA INERENTE NECESSIDADE DE BRINCAR E SE-MOVIMENTAR PELA DANÇA. Corpoconsciência, 23(1), 100–108. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/7323

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)