Apresentação
Histórias Esquecidas de Mulheres Artistas
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1379Palavras-chave:
História, Mulheres, Artistas, ArteResumo
Como historiadoras e críticas, moldaram a interpretação e a valorização das obras de arte. No entanto, esses papéis foram igualmente marginalizados na historiografia oficial da arte. Este dossiê visa corrigir essas omissões históricas ao adotar uma abordagem teórico-empírica contemporânea. Ele busca explorar e ressaltar as narrativas das mulheres artistas que foram apagadas dos registros oficiais, bem como de outros campos de produção científica nas ciências sociais. O objetivo é não apenas reconhecer suas lutas e realizações, mas também reavaliar o impacto de suas contribuições na história da arte.Referências
Becker, H. S. (2010). Mundos da arte. Lisboa: Livros Horizonte.
Guerra, P & Oliveira, C. de (2023). Always So Mimoso. The International Journal of Arts Theory and History, 18(1), 39-57.
Guerra, P. (2022). Barulho! Vamos deixar cantar o Fado Bicha. Cidadania, resistência e política na música popular contemporânea. Revista de Antropologia (São Paulo, Online), 65(2), e202284. DOI https://doi.org/10.11606/1678-9857.ra.2022.202284.
Guerra, P. (2023a). Sul, Sertão e Flores. Anos 90, 29, 1–15.
Guerra, P. (2023b). DIY, fanzines and ecofeminism in the Global South: ‘This city is my sister’. DIY, Alternative Cultures & Society, 1(3). DOI https://doi.org/10.1177/27538702231211062.
Guerra, P. (2023c). Ninguém nos ensina como viver. Ana da Silva, The Raincoats e a urgência de (re)existir. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, 7(1), 212-249.
Hebdige, D. (2018). Subcultura. O significado do estilo. Lisboa: Maldoror.
McRobbie, A. (1988). Zoot suits and second-hand dresses: an anthology of fashion and music. Boston: Unwin Hyman.
McRobbie, A. & Garber, J. (1997). Girls and subcultures. In Gelder, Ken & Thornton, Sarah (eds.). The Subculture Reader (pp. 112-120). Londres: Routledge.
Nochlin, L. (1973). Why have there been no great female artists? In: NOCHLIN, L. (Ed.) Women, Art and Power and Other Essays (pp. 147- 158). Nova Iorque: Harper & Row.
Oliveira, C. & Guerra, P. (2022). Artes Feministas, Artivismos e Sul Global. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Thornton, S. (1995). Club Cultures: Music, media and subcultural capital. Cambridge: Polity.