Mulheres negras nas artes visuais

percursos, estereotipações e resistências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v17i2.1366

Palavras-chave:

Representatividade, mulher negra, artista.

Resumo

Neste artigo trabalhamos discussões a respeito das ausências e representações estereotipadas das mulheres na arte, sobretudo a mulher negra,  a partir de conceitos como interseccionalidade, observando como as questões de gênero, raça e classe se relacionam com a arte. Para tal, como estudo de caso utilizamos a artista Yedamaria , uma baiana nascida  em 1932 e falecida em 2016, foi pintora, gravurista, professora e escreveu um livro.  Yedamaria é um dos primeiros nomes quando sobre  a representação de mulheres negras enquanto artistas no Brasil, refletindo em suas obras a cultura negra através de cores e formas.

Biografia do Autor

Mariana Bracks Fonseca, Universidade Federal de Sergipe

Professora de História da África e de História da Cultura Afro-brasileira na Universidade Federal de Sergipe. Estágio Pós-doutoral realizado na UFMG em 2019. Doutora em História Social (USP). Mestre em História Social (USP). Graduada em História (UFMG). Produção sobre a rainha Njinga Mbandi de Angola com foco em sua atuação política e militar na articulação da resistência à ocupação portuguesa na Era Moderna. Reflete sobre as memórias e representações desta soberana a diáspora africana, que foi - e vem sendo- inventivamente recriada na cultura afro-brasileira e evocada para a construção das identidades negras. Pesquisa relações de gênero em África e histórias de mulheres poderosas que assumiram o controle de estados e instituições na perspectiva da longa duração. Coordenadora do Ananse GEPHADA (Grupo de Estudos e Pesquisa em História da África e Diáspora Africana) na Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do projeto educacional KIZOMBA DOS SABERES: o portal da cultura afro-sergipana, direcionado para a produção de recursos didáticos a partir dos valores negros.

Janaina Cardoso de Mello, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel e Licenciada em História (UERJ, 1997), Especialista em História Contemporânea (UFF, 2000), Mestre em Memória Social (UNIRIO, 2001), Doutora em História Social (UFRJ, 2009) com pesquisa na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal (FLUP, 2008). Pós-Doutoranda em Estudos Culturais (PAAC-UFRJ). Professora Adjunta no DHI da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi professora do PROARQ - Mestrado em Arqueologia da UFS (Linha: Arqueologia Histórica) de 12/2010 a 07/2014. Foi professora do PROHIS - Mestrado em História da UFS (Linha: Cultura, Memória e Identidade) de 01/2012 a 04/2015. Foi professora do PPGH - Mestrado em História da UFAL (Linha: Cultura, Representações e Historiografia) de 01/2012 a 07/2019 e é professora do PROFHISTÓRIA/UFS Mestrado em Ensino de História (Linha: Saberes Históricos em Diferentes Espaços de Memória) desde 2015. Coordenou a área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes da Comissão do Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (COMPITEC-CINTTEC/UFS) de 29/07/2014 até 2018. Foi membro da Comissão de Projetos de Bolsas de Iniciação Científica (COMPIBIC-POSGRAP/UFS) de 2014 a 2018. Investigadora na Rede de Estudos de Geografia, Género e Sexualidade Ibero Latino-Americana (REGGSILA) da Universidad Autónoma de Barcelona desde 2014. Em 2015 integrou o Processo de Avaliação no PNLD/2016 - História (MEC). Consultora de Tecnologias Sociais do Museu Bacia do Paraná (UEM) de 2016-2018. Coordenou o COMFOR Formação Continuada em Educação Básica UFS, de 2017 a 2019. Mestre em Turismo no PPMTUR-IFS (2018), em Gestão de Destinos Turísticos: Sistemas, Processos e Inovação (DTPI). Ganhadora do Prêmio Prof. Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, 2016, categoria Economia Criativa, do Prêmio do Itaú Cultural para pesquisas em Economia da Cultura, 2017-2018 e do XI Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica - 1 Lugar Pesquisador Destaque em Ciências Humanas, Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe FAPITEC/SE. Pesquisadora Multidisciplinar com ênfase em Patrimônio Cultural, Turismo, Museus, Desenvolvimento Sustentável, Ensino de História e Tecnologias Sociais. Membro do Comitê Científico do II Congreso Iberamericano de Turismo y Responsabilidad Social (CITURs 2018), Universidade da Coruña (Galicia-España); Membro do Comitê Científico da 4th International Conference on Advanced Computing (ADCOM 2018) em Copenhagen, Denmark e da 5th International Conference on Advanced Computing (ADCOM-2019) em Chennai, India; Membro da Red de Cooperación Académica en la Cátedra Patrimonio Cultural Inmaterial de Latinoamérica y el Caribe/UNESCO, Argentina e Colômbia. Membro da Comunidad de Especialistas en Datos para el Planeamiento Educativo do Instituto Internacional de Planeamiento de la Educación (IIPE) UNESCO, Buenos Aires. Coordenou o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória/UFS) de 08/2019 a 07/2021. Pesquisadora do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET-UFS/CNPq), do Laboratório de Humanidades Digitais e Documentação Terminológica (LADOC - UFS/CNPq) e do NUPEP Núcleo de Pesquisa Propriedade e suas Múltiplas Dimensões (UFRRJ/CNPq). Aprovada para Bolsa de Produtividade Tecnológica e Extensão Inovadora (DT) na área de Tecnologias Sociais e Educacionais por 36 meses (2024-2027),CHAMADA CNPq n 04/2023 / E-mail: janainamello@uol.com.br

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

Silva, J., Bracks Fonseca, M., & Cardoso de Mello, J. (2024). Mulheres negras nas artes visuais: percursos, estereotipações e resistências. Revista Territórios E Fronteiras, 17(2), 161–185. https://doi.org/10.22228/rtf.v17i2.1366