Sentidos da pesquisa na formação de professores de História

experiências em textos e contextos de estágio supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1324

Palavras-chave:

Pesquisa histórica, Formação docente, Formação histórica

Resumo

Este texto tem por objetivo refletir sobre os sentidos da pesquisa na formação de professores de história, a partir da produção acadêmica de estudantes em contextos formativos. Para tanto, serão apresentadas algumas considerações acerca das relações entre pesquisa e formação docente a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, bem como considerações sobre as possibilidades de se pensar o sentido histórico no contexto da formação de professores. No conjunto de fontes analisadas,  exploram-se a fundamentação teórica, as metodologias e os resultados registrados nos relatórios finais de estágio e suas relações com a pesquisa e a construção de sentido histórico. Compreende-se que um processo formativo marcado pelo desenvolvimento de pesquisas histórico-científicas, particularmente no estágio para licenciandos em História, contribui significativamente para a formação de uma cultura científica docente, bem como para a realização, na sua futura atuação profissional, de concepções de História escolar estruturadas pela produção de conhecimentos e formação histórica.

Biografia do Autor

Josias José Freire Junior, Universidade Federal de Goiás

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Professor na Faculdade de História UFG.

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Documentos

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Nicolini, C., & Freire Junior, J. J. (2024). Sentidos da pesquisa na formação de professores de História: experiências em textos e contextos de estágio supervisionado. Revista Territórios E Fronteiras, 17(1), 277–296. https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1324