Sentidos da pesquisa na formação de professores de História
experiências em textos e contextos de estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.22228/rtf.v17i1.1324Palavras-chave:
Pesquisa histórica, Formação docente, Formação históricaResumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre os sentidos da pesquisa na formação de professores de história, a partir da produção acadêmica de estudantes em contextos formativos. Para tanto, serão apresentadas algumas considerações acerca das relações entre pesquisa e formação docente a partir da disciplina de Estágio Supervisionado, bem como considerações sobre as possibilidades de se pensar o sentido histórico no contexto da formação de professores. No conjunto de fontes analisadas, exploram-se a fundamentação teórica, as metodologias e os resultados registrados nos relatórios finais de estágio e suas relações com a pesquisa e a construção de sentido histórico. Compreende-se que um processo formativo marcado pelo desenvolvimento de pesquisas histórico-científicas, particularmente no estágio para licenciandos em História, contribui significativamente para a formação de uma cultura científica docente, bem como para a realização, na sua futura atuação profissional, de concepções de História escolar estruturadas pela produção de conhecimentos e formação histórica.Referências
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Documentos
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