INTERCULTURALIDADE: NOVA FERRAMENTA PARA ENSINO NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO

Autores

  • Marly Augusta Lopes de Magalhães CUA/UFMT
  • Vânia Cristina Casseb-Galvão

Resumo

RESUMO - O que embala este artigo é discutir tópicos relacionados às práticas funcionalistas e interculturais nas escolas públicas urbanas na cidade de Barra do Garças. Embora esses tópicos já tenham sido debatidos, os profissionais da educação, em suas interações nos diferentes grupos e contextos sociais em que atuam, precisam considerar os novos paradigmas voltados para a diversidade cultural e linguística, como arcabouço do cotidiano de suas práticas docentes. O objetivo não é apontar culpados, mas destacar os pontos que dão origem aos equívocos "que fortalecem os preconceitos linguísticos e as práticas inadequadas de ensino" e, assim, garantir  as políticas sociais de fortalecimento e manutenção da cultura e da língua materna, como forma de assegurar a identidade das comunidades indígenas tão presentes nas escolas urbanas da cidade de Barra do Garças/MT. Empregou-se como base de pesquisa o método qualitativo, pois ele possibilitou descrever a complexidade do problema verificado, analisar a interação entre diferentes culturas, e compreender os processos dinâmicos vividos por diferentes grupos sociais na assimetria refletida no ensino/ aprendizagem. 

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Publicado

2013-06-15

Como Citar

Lopes de Magalhães, M. A., & Cristina Casseb-Galvão, V. (2013). INTERCULTURALIDADE: NOVA FERRAMENTA PARA ENSINO NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO. Revista Panorâmica Online, 13, 131–146. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/457

Edição

Seção

Artigos