ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÓTICA DOS EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA-UFMT

Autores

  • Minéia Carvalho Rodrigues
  • Mércia Aurélia Gonçalves Leite
  • Rodrigo Amancio de Assis

Resumo

O estágio supervisionado constitui-se em uma das etapas mais importantes nos cursos de formação de professores, pois é quando os discentes colocam em prática aquilo que foi aprendido na universidade e estabelecem o contato com o futuro espaço de atuação profissional. O presente estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento do estágio curricular supervisionado, identificando fragilidades e potencialidades a partir da ótica dos egressos do Curso de Licenciatura em Educação Física, do campus Universitário do Araguaia da Universidade Federal de Mato Grosso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e para a construção do questionário foi utilizada a escala de Likert, que foi aplicado pelo formulário Google Docs. Participaram da pesquisa 43 egressos, sendo 21 do sexo masculino e 22 do sexo feminino, todos os colaborares ingressaram na universidade no período de 2011 a 2017. No que se refere aos resultados, verificou-se que a relação entre a teoria e a prática foi fundamental na prática pedagógica do estágio supervisionado. A contribuição do estágio na identidade profissional também foi um ponto relevante identificado no estudo. As fragilidades apontadas relacionaram-se com a carência de material esportivo, estrutura física das escolas e com a falta de interesse dos alunos em participarem das aulas

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Publicado

2023-05-08

Como Citar

Carvalho Rodrigues, M. ., Gonçalves Leite, M. A. ., & Amancio de Assis, R. . (2023). ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÓTICA DOS EGRESSOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DO ARAGUAIA-UFMT. Revista Panorâmica Online, 38(1). Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1596

Edição

Seção

Saberes e Práticas Docentes