A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

Autores

  • Noemia Gabry de Carvalho
  • José Ricardo Teles Feitosa
  • André Henrique Furtado Torres

Resumo

O artigo se trata sobre as contribuições de Wallon para a psicologia, sabemos que este teórico teve ligação direta com a afetividade e também com a cognição que, por conseguinte são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem dos educandos. Em um primeiro momento é fundamental conhecer sua biografia para que se tenha possibilidade de se situar e definir como ocorrem os complexos efetivos e cognitivos descritos por Wallon. Para isso utilizou-se referências bibliográficas de autores renomados que tratam o assunto com especificidade e aportam em sua teoria a necessidade do educador trabalhar a partir dos conceitos que levem a uma aprendizagem significativa, uma vez que a teoria de Wallon destaca e sintetiza a pessoa de um modo que ela esteja engajada a partir da afetividade e cognição, principalmente em âmbito educacional. Contudo, a teoria aponta que é extremamente importante se ter uma visão dialética e humanística do ser humano, para obter sucesso em todo o processo, uma vez que a teoria walloniana assegura resultados eficazes a partir da afetividade, nesse sentido, destacamos as contribuições do estudo desse teórico para a sociedade para os progressos educacionais obtidos no processo de ensino e aprendizagem do educando.

Downloads

Publicado

2023-03-14

Como Citar

Gabry de Carvalho, N. ., Teles Feitosa, J. R. ., & Furtado Torres, A. H. . (2023). A INFLUÊNCIA DA PSICOPEDAGOGIA NO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1571

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo