ENVOLVIMENTO NO FAZER COTIDIANO: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Belarmina Vilela Cruvinel
  • Camila Alberto Vicente de Oliveira
  • Egeslaine de Nez

Resumo

Em tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano.

Downloads

Publicado

2023-02-06

Como Citar

Cruvinel , B. V. ., de Oliveira , C. A. V. ., & de Nez , E. (2023). ENVOLVIMENTO NO FAZER COTIDIANO: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1559

Edição

Seção

Artigos de fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)