A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURRÍCULOS DA UFSM: TENDÊNCIAS E CENÁRIOS POSSÍVEIS A PARTIR DA PANDEMIA

Autores

  • Simone da Rosa Messina Gomez, Alice Moro Neocatto
  • Marilene Gabriel Dalla Corte

Resumo

A extensão universitária sofreu adaptações durante a pandemia da Covid-19, sendo mediadapor tecnologias digitais junto à comunidade universitária e externa. Como contextoemergente, identifica-se a implementação da sua inserção nos currículos dos cursos degraduação. Nessa perspectiva, este artigo tem por objetivo analisar a inserção curricular daextensão a partir do ciclo de políticas e suas tendências e cenários possíveis para o póspandemia,tendo como contexto situado de pesquisa a Universidade Federal de Santa Maria.A metodologia é qualitativa, a partir do estudo de caso, tendo como técnicas de pesquisa:revisão bibliográfica, pesquisa documental e como tratamento dos dados a análise do ciclo depolíticas. Como resultados, constatou-se que a extensão universitária se reinventou no períodode pandemia da Covid-19, utilizando-se das tecnologias digitais como tendência e que,provavelmente, o hibridismo entre atividades presenciais e virtuais seja um cenário possívelno período pós-pandemia.

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Publicado

2023-01-22

Como Citar

Alice Moro Neocatto, S. da R. M. G. ., & Dalla Corte, M. G. . (2023). A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NOS CURRÍCULOS DA UFSM: TENDÊNCIAS E CENÁRIOS POSSÍVEIS A PARTIR DA PANDEMIA. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1554

Edição

Seção

Dossiê