RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL: REFLEXOS DA PANDEMIA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS

Autores

  • Julliana Cunha Alves, Rafael Folmann Chernhak Gabriely de Sousa Rosa

Resumo

O presente artigo discute os contextos emergentes educacionais frente ao estado decalamidade pública global imposto pela pandemia da COVID-19, com destaque para o estadodo Rio Grande do Sul, considerando a influência de movimentos sociais no estabelecimentode marcos normativos que regulamentaram o retorno das atividades na Educação Básica.Realizou-se uma pesquisa quali-quanti para levantamento de dados, e foram utilizadasinformações referentes disponibilizadas on-line pelo governo do Estado e posicionamentosdos movimentos sociais “Organização de Pais e Mães pela Democracia” e “Lugar de Criançaé na Escola”. O estado de calamidade pública imposto pela pandemia da COVID-19 acarretouuma realidade global que apresentou com grandes números de infectados e mortos,ocasionando o fechamento de fronteiras e isolamento social. O contexto pandêmico trouxeimpactos nas relações humanas, principalmente dentro do ambiente escolar, mudando arealidade de diversos estudantes no mundo, levando a sala de aula para dentro de um espaçovirtual. Os resultados da pesquisa indicam que o fechamento das escolas causou umadualidade nas opiniões de pais e mães desde 2020 até a reabertura oficial. Identificaram-sealgumas mudanças no posicionamento do governo estadual em relação ao retorno obrigatóriodas atividades presenciais nas escolas devido à pressão de familiares dos movimentos“Organização Pais e Mães pela democracia” e “Lugar de Criança é na Escola”.

Downloads

Publicado

2023-01-22

Como Citar

Gabriely de Sousa Rosa, J. C. A. R. F. C. (2023). RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO RIO GRANDE DO SUL: REFLEXOS DA PANDEMIA E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1553

Edição

Seção

Dossiê