EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA: MARCOS NORMATIVOS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Paloma Rodrigues Cardozo, Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca

Resumo

Os anos 2020 e 2021 foram marcados pela interrupção do ensino presencial nas escolasdevido a pandemia causada pela Covid-19 e estas lançaram mão de diversas estratégias para acontinuidade do processo educacional. Neste contexto, este artigo pretende problematizar deque forma a inclusão dos estudantes com deficiência foi efetivada durante o períodopandêmico. Para isso, o objetivo geral da pesquisa foi compreender de que forma a inclusão,enquanto um contexto emergente, possibilitou o acesso à aprendizagem desses estudantes. Ametodologia consistiu em pesquisa bibliográfica a partir de uma busca sistemática naliteratura, denominada de Estado do Conhecimento. Para a interpretação dos dados coletados,utilizamos a Análise de Conteúdo, cujo material foi compilado em três categorias a priori:estratégias de ensino utilizadas para inclusão de estudantes no período pandêmico; impacto dapandemia na relação entre escola, professores e família e novos cenários para a inclusão dosestudantes com deficiência no período pós-pandemia. Na primeira categoria, destacamoscomo ponto comum entre os trabalhos analisados, a necessidade de adaptação curricular eflexibilização do currículo, bem como o prejuízo na interação dos estudantes causado pelodistanciamento social. Na segunda categoria, ficou constatada a dificuldade dos familiares nomanuseio das tecnologias e no auxílio às atividades com os estudantes, causando poucoretorno das atividades propostas e falta de vínculo com a instituição. A terceira categoriatrouxe evidência da necessidade de se repensar as práticas pedagógicas para o retornopresencial, visto que os estudantes ficaram à margem do acesso mínimo às adaptaçõesofertadas durante o período pandêmico. Como resultados, podemos compreender que osestudantes com deficiência não tiveram seus direitos garantidos. O estudo aponta a falta deacesso e de práticas pedagógicas efetivas que atendessem às particularidades desse segmentoestudantil.

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Publicado

2023-01-22

Como Citar

Santuza Mônica de França Pereira da Fonseca, P. R. C. (2023). EDUCAÇÃO ESPECIAL/INCLUSIVA DURANTE A PANDEMIA: MARCOS NORMATIVOS E PRODUÇÃO CIENTÍFICA. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1551

Edição

Seção

Dossiê