POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DO COVID-19: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS)

Autores

  • Juliana Fatima Serraglio Pasini
  • Flávia Anastácio de Paula

Resumo

O artigo tem por objetivo dar visibilidade e refletir sobre as práticas de letramento comcrianças em fase de letramento em meio a pandemia do Covid-19. Muitas vezes às atividadesdesenvolvidas não são documentadas ou mesmo reconhecidas ou valorizadas por seusparticipantes. Trata-se de uma pesquisa realizada com professores alfabetizadores, por meiodo Google Forms, em novembro de 2020. Esta dirige o olhar aos relatos e atividadesdesenvolvidas pelas professoras em suas rotinas que foram totalmente modificadas com asuspensão das atividades presenciais em meio a pandemia. Como embasamento teórico apesquisa dialoga com Mortatti (2010), Kleiman (2005), Soares (2009; 2017). Participaram dainvestigação voluntariamente 19 professores alfabetizadores, das turmas do 1º ao 3º ano doEnsino Fundamental I, de instituições públicas e privadas, do estado do Paraná e SantaCatarina. Os resultados obtidos apontaram que o ensino remoto não atendeusignificativamente as crianças em idade de alfabetização e letramento, foram realizadasmuitas atividades priorizando a cópia e atividades escritas, ignorando por vezes as atividadeslúdicas, envolvendo materiais concretos. Na contramão dessas atividades, socializamosexperiências exitosas de alfabetização que envolveram não apenas às crianças em fase dealfabetização, mas incluíram seus familiares, tornando possível o letramento em família.

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Publicado

2023-01-22

Como Citar

Pasini , J. F. S. ., & de Paula , F. A. . (2023). POLÍTICAS DE ALFABETIZAÇÃO NA PANDEMIA DO COVID-19: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS DE PROFESSORES(AS) ALFABETIZADORES(AS). Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1550

Edição

Seção

Dossiê