COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS EMERGENTES: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Vanessa Gabrielle Woicolesco
  • Diana Leonhardt dos Santos
  • Raquel Thais Soares Peixoto

Resumo

Nos contextos emergentes é exigido do professor que suas práticas pedagógicas estejamalinhadas as exigências do mundo contemporâneo. Deste modo, o uso das tecnologias decomunicação e informação tem sido cada vez mais incorporadas no âmbito educacional. Coma pandemia da COVID-19 ocorreram acelerações deste processo em todos os níveis emodalidades de ensino. Este estudo tem como objetivo compreender o desenvolvimento dascompetências digitais na educação básica em contextos emergentes. Para a investigaçãoutilizou-se a metodologia do Estado do Conhecimento, com o propósito de identificar comoesta temática está sendo apresentada nas pesquisas acadêmicas. O levantamento dos dados foirealizado no Portal de Periódicos da CAPES, tendo sido delimitado como recorte temporal osanos de 2017 a 2021. Foram utilizados os descritores “competências digitais” e “educaçãobásica”. Os resultados indicam que o desenvolvimento de competências digitais na EducaçãoBásica requer que a formação docente compreenda um processo sistêmico e integrado, noqual a formação deste profissional é resultado do desenvolvimento das competências doconhecimento profissional, da prática profissional e do engajamento profissional. Nossasanálises evidenciam que esta formação precisa se constituir a partir de uma política pública,com investimento adequado e valorização da profissão. Isto porque o exercício da docênciarequer uma sólida formação, que deve contemplar não apenas a dimensão da prática, mastambém uma dimensão política e ética.

Downloads

Publicado

2023-01-22

Como Citar

Woicolesco, V. G. ., dos Santos , D. L. ., & Peixoto , R. T. S. . (2023). COMPETÊNCIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CONTEXTOS EMERGENTES: REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Panorâmica Online, 37. Recuperado de https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1546

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)